Eu sofro com cases de smartphone. Por um lado, eu gostaria de proteger meu aparelho portátil caro. Porém, ao mesmo tempo, não suporto a ideia de arruinar o visual e a pegada de um celular com pedaços grandes de plástico, o que significa que meus aparelhos costumam ficar sem nada os protegendo. Mas finalmente acho que encontrei um case tão legal que eu não me importo com o quão feio ele é.

• Este case jogável de smartphone está revivendo meu amor pelo Game Boy

Criado por Philip Frenzel, estudante da Universidade de Aalen, na Alemanha, o AD Case (com o “AD” significando active damping, ou “amortecimento ativo”) é como um airbag para o seu celular, exceto que, em vez de usar uma almofada inflável para proteger o dispositivo, ele usa sensores embutidos e oito “molas” semelhantes a ganchos que são ativadas automaticamente quando o case detecta que seu smartphone está em queda livre.

Se este case realmente funcionar tão bem quanto no vídeo abaixo, ao cair e atingir o chão, o seu celular vai simplesmente quicar antes de descansar no solo, são e salvo. Em seguida, tudo o que você precisa fazer é dobrar cada “mola” de volta ao case, e ele está pronto para proteger o seu celular na próxima queda.

Dito isso, mesmo um case sofisticado como esse não é completamente à prova de falhas. Embora as duas molas em cada canto do case devam fazer um bom trabalho de proteger seu celular de quedas em um chão plano, o mesmo não pode ser dito sobre superfícies desiguais, como rochas ou outros objetos com forma irregular.

Além disso, embora certamente existam contramedidas para prevenir que as molas se acionem acidentalmente, não consigo deixar de imaginar a possibilidade de o sistema se ativar enquanto o celular está no meu bolso.

Mas com Fenzel já tendo vencido o prêmio principal da Sociedade Alemã de Mecatrônica e registrado uma patente para seu AD Case, são boas as chances de que a criação deixe de ser apenas um protótipo bem em breve.

Imagem do topo: Landesschau Baden-Württemberg