Copa 2022: tudo que você precisa saber sobre o Catar, o país-sede

A Copa do Mundo começa no domingo, dia 20 de novembro, e muitos turistas já estão se preparando para voar até o Catar; saiba o que esperar do país
Copa do mundo: tudo que você precisa saber sobre o Catar
Imagem: Md Shaifuzzaman Ayon/Wikimedia Commons/Reprodução

O Catar será o país-sede da Copa do Mundo 2022, com início neste domingo, dia 20 de novembro. Nos próximos dias, muitos brasileiros devem pegar aviões para acompanhar a competição de perto, imergindo em uma cultura totalmente diferente daquela que conhecemos. 

whatsapp invite banner

Se você é uma dessas pessoas ou apenas tem interesse em saber mais sobre o país, esse texto deve te ajudar. Confira as principais dúvidas referentes ao Catar:

Onde fica 

O Catar está localizado na península arábica, à beira do Golfo Pérsico. O país árabe possui uma área de aproximadamente 11.610 km2, tendo a cidade de Doha como sua capital. A população estimada do país é de 2,7 milhões de habitantes, que falam principalmente o árabe. 

Brasileiros que planejam ir ao Catar dentro das próximas semanas devem se preparar para ficar cerca de 18 horas no avião, somando possíveis conexões. Nesta brincadeira, deve ser percorrida uma distância de 11.938 km. 

Fuso horário do Catar

Fique atento ao relógio para não perder nenhum jogo durante a Copa do Mundo. O Catar está no fuso horário de Moscou (GMT+3), seis horas à frente do Brasil. Se aqui for 10h da manhã, por exemplo, no país asiático será 4h da tarde (16h). 

Mas não precisa de tanta conta. Já deixamos adiantado que todas as partidas devem acontecer entre 7h e 16h (no horário de Brasília). O primeiro jogo do Brasil, por exemplo, será no dia 24 de novembro, às 16h, contra a Sérvia.

Qual é o clima

O Catar possui clima desértico e é conhecido por ser um país extremamente quente no verão. Foi por isso, inclusive, que a Fifa optou por realizar a competição no final do ano, quando é inverno no hemisfério norte. 

Entre os meses de novembro e dezembro, é esperado que as temperaturas no país variem entre 20°C e 30°C. Os estádios estarão equipados com aparelhos de ar condicionado movidos por energia solar, que devem manter o ambiente climatizado em 27°C.

Qual é a moeda oficial 

É hora de separar o dinheiro. A moeda oficial do país é o rial do Catar, sendo vantajoso chegar em solo asiático com algumas dessas notas na carteira. 

Mas não troque todo o seu dinheiro pela moeda: os economistas recomendam que os turistas comprem dólares no Brasil e usem a moeda americana para obter o rial no Catar. Também não é indicado voltar com riais no bolso para o Brasil —  a não ser que a pessoa queira guardar a nota de recordação.

Qual é a religião do Catar

Cerca de 70% da população do Catar segue o islamismo. O sistema do país é baseado na religião, o que pode chocar alguns turistas ocidentais. O consumo de bebidas alcoólicas em público, por exemplo, é proibido, assim como as demonstrações de afeto.

Por outro lado, há muitos estrangeiros vivendo no país, o que torna possível encontrar pessoas que seguem o hinduísmo, budismo ou mesmo o cristianismo. De toda forma, vale se atentar às regras do país para não ofender a cultura dos anfitriões da vez.

Carolina Fioratti

Carolina Fioratti

Repórter responsável pela cobertura de saúde e ciência, com passagem pela Revista Superinteressante. Entusiasta de temas e pautas sociais, está sempre pronta para novas discussões.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas