Cultura

Causa da morte de Liam Payne: como está a investigação na Argentina

Na madrugada desta quinta-feira (17), peritos do Corpo Médico Forense iniciaram um exame toxicológico para identificar a causa da morte de Liam Payne, ex-One Direction
Imagem: X/Reprodução

No final da tarde de quarta-feira (16), o cantor britânico Liam Payne, ex-One Direction, morreu após cair da sacada de um hotel em Buenos Aires, iniciando uma investigação policial para descobrir a causa da morte.

whatsapp invite banner

A inesperada morte do cantor, famoso por integrar a banda One Direction, chocou fãs e celebridades ao redor do mundo. O artista tinha 31 anos e deixou um filho de sete anos.

Agora, autoridades investigam a causa da morte de Liam Payne na Argentina.

O que se sabe da causa da morte de Liam Payne

Onde estava Liam Payne

Liam Payne morreu em Buenos Aires após cair do terceiro andar do luxuoso hotel CasaSur Palermo, onde estava hospedado como turista após decidir estender sua estadia na Argentina.

No início deste mês, Payne fez uma participação no show de Niall Horan, seu ex-companheiro de One Direction.

Às 17h04, a Polícia da Cidade de Buenos Aires recebeu um chamado de um do gerente do hotel, relatando sobre o comportamento agressivo de um hóspede, que poderia estar sob efeito de drogas ou álcool.

“Temos um hóspede que está exagerando no uso de álcool e drogas e quando está consciente, está quebrando o quarto inteiro. Então, precisamos que vocês enviem alguém até aqui, por favor”, diz a ligação do funcionário do hotel à polícia.

O gerente do hotel ressaltou que o quarto de Liam Payne tinha uma sacada, o que poderia ser um risco à vida do cantor.

Pouco tempo depois, às 17h11, uma equipe do SAME (Sistema de Atenção Médica e Emergência de Buenos Aires) chegou ao hotel. Os médicos encontraram o corpo e constaram a morte de Liam Payne.

De acordo com Alberto Crescenti, diretor-geral do SAME, Liam Payne apresentava lesões “muito graves após cair do terceiro andar em um pátio interno do hotel”.

A autópsia preliminar confirmou essas lesões e determinou que a causa da morte de Liam Payne foi “politraumatismo” que gerou uma hemorragia interna e externa.

No entanto, a Justiça Argentina determinou que o corpo do cantor passasse por mais uma autópsia para determinar a causa da morte de Liam Payne.

Causa da morte de Liam Payne e quarto de hotel na Argentina

Na madrugada desta quinta-feira (17), peritos do Corpo Médico Forense iniciaram um exame toxicológico para identificar a causa da morte de Liam Payne.

Além do politraumatismo, a perícia vai divulgar o relatório completo da autópsia, incluindo análises das vísceras do cadáver e das roupas, bem como outros elementos, identificar a presença de substâncias que podem ter influenciado o estado de saúde de Payne.

O exame toxicológico é importante para identificar a causa da morte. Na noite de quarta-feira (16), policiais entraram no quarto de Liam Payne e encontraram evidências que apontam para o uso de substâncias.

Os policiais se depararam com uma cena de caos no quarto do hotel, com uma TV com a tela quebrada devido a um impacto no aparelho.

Imagem: Policía de la Ciudad de Buenos Aires/Divulgação

Além disso, na escrivaninha do quarto, os policiais encontraram uma caixa de sabonete, fósforos, restos de vela, papel, alumínio e um pó branco que os investigadores presumem ser cocaína.

Imagem: Policía de la Ciudad de Buenos Aires/Divulgação

Também havia um isqueiro em cima de uma lata de refrigerante com o metal queimado. Na banheira da suíte, os investigadores encontraram mais restos de vela e papel alumínio na banheira, cujo fundo está manchado com algumas queimaduras.

Além disso, os policiais encontraram uma garrafa de whisky e vários frascos de medicamentos, incluindo Clonazepam (Rivotril). A polícia também coletou impressões digitais e outras evidências enviadas para o exame forense.

Investigação policial

Na tarde desta quinta-feira (17), o Ministério Público Fiscal da Argentina publicou uma nota revelando a causa da morte de Liam Payne.

Segundo o comunicado, a autopsia do cantor foi realizada entre 21h45 e 23h05 (horário local) e o relatório da autópsia foi enviado ao ministério púbico.

O relatório conclui que a causa da morte de Liam Payne, determinada por análises microscópicas, foi “politraumatismo e hemorragia interna e externa”.

“As lesões cranioencefálicas foram suficientes para causar a morte de Liam James Payne, enquanto as hemorragias internas e externas no crânio, tórax, abdômen e membros contribuíram para o mecanismo de morte”.

Mecanismo de morte é o termo legal para definir a causa imediata da morte, usado para se diferenciar do modo de morte. Portanto, a polícia argentina continua a investigar o caso para determinar como ocorreu a Morte de Liam Payne.

A reconstrução da cena pelos policiais aponta que o incidente aconteceu por volta das 17h07 da quarta-feira (16).

Além disso, o Ministério Público afirmou que a polícia investigará a morte de Liam Payne como uma “morte suspeita”, decorrente de intoxicação por álcool ou drogas.

No entanto, o Ministério Público também quer descobrir se houve alguma intervenção de terceiros nos momentos que antecederam a morte do cantor.

A investigação mira quem pode ter fornecido drogas ao artista para avaliar o grau de responsabilidade na morte de Liam Payne. Já foram colhidos cinco depoimentos de três funcionárias do hotel e duas mulheres que estavam no quarto com o cantor horas antes do incidente.

História

Ao lado de Harry Styles, Niall Horan, Louis Tomlinson e Zayn Malik, Liam Payne integrou a boyband One Direction, que venceu o programa de talentos X-Factor, em 2010.

A banda se tornou um fenômeno mundial, sendo a primeira a superar as boybands dos anos 1990 – em termos de sucesso durante o auge – e fazer parte da “nova invasão britânica” ao lado de artistas como Adele.

Contudo, em 2016, a banda se separou. Liam Payne e os outros integrantes embarcaram em carreiras solo, mas a trajetória do cantor foi marcada por polêmicas e históricos de abuso de drogas.

Em 2023, Liam Payne revelou estar sóbrio havia seis meses, após completar o processo de reabilitação em uma clínica nos EUA.

Aliás, o cantor começaria sua turnê mundial na América do Sul em setembro deste ano. No entanto, Payne adiou as datas citando problemas nos rins.

Comoção

Em suas redes sociais, artistas britânicos, como Liam Gallagher, do Oasis, publicaram homenagens a Payne.

Familiares dos ex-colegas de One Direction, especialmente a mãe de Harry Styles e as irmãs de Zayn Malik, também publicaram homenagens.

Nesta quinta-feira (17), a família de Liam Payne divulgou um comunicado sobre a morte do cantor na Argentina.

“Estamos com o coração partido. Liam viverá nos nossos corações para sempre e nos lembraremos dele por sua doçura, alegria e alma corajosa. Agora, estamos dando suporte uns aos outros da melhor forma que podemos fazer como uma família e pedimos privacidade e espaço durante este momento horrível”.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas