_Giz Indica

Celulares com tela grande: quais opções e como escolher

Confira o guia sobre o que considerar na hora de adquirir celulares com tela grande.

Celulares com tela grande: quais opções e como escolher

Os celulares com tela grande têm conquistado a preferência da maioria dos usuários, independentemente da faixa etária ou do uso dos aparelhos no dia a dia. Isso porque esses dispositivos não apenas oferecem uma experiência visual superior, mas também facilitam a interação com os conteúdos, como assistir vídeos, editar documentos ou jogar no smartphone.

Na prática, uma tela maior é ideal para quem prioriza a visualização de mídias, o desempenho em multitarefas, imersão em jogos, mas também o conforto visual. Assim, com mais espaço na tela, os detalhes são mais fáceis de ver, o que melhora a experiência visual ao mesmo tempo que reduz o cansaço ocular. Além disso, elas são ideais para quem tem dificuldades de visão, pois permitem ajustar o tamanho do texto e dos ícones para uma leitura e digitação mais confortável.

Porém, como qualquer tecnologia, as telas maiores também têm suas vantagens e desvantagens.

Vantagens:

Desvantagens:

Nos padrões atuais, um celular com tela grande tem (no mínimo) 6,5 polegadas. Porém, o tamanho não é a única característica que precisa ser levada em consideração na hora da compra.

Como escolher um celular com tela grande

Hoje, as tecnologias mais comuns usadas em telas de celulares são: LCD, AMOLED e OLED. No caso das telas LCD, elas são mais comuns em modelos mais baratos, oferecendo uma boa qualidade de imagem, mas fica devendo em oferecer contrastes profundos. Já as telas OLED e AMOLED proporcionam cores vibrantes e negros profundos, sendo ideais para ambientes mais escuros. Porém, estas são mais encontradas em dispositivos com preços mais elevados.

Existem também variações, como as pOLED, por exemplo. Elas são uma variação das telas OLED tradicionais, sendo mais finas, menos resistentes a arranhões, porém suportam mais impactos.

Além disso, busque aqueles modelos que entregam no mínimo a resolução Full HD (1920×1080), para garantir uma imagem clara e detalhada. Uma taxa de atualização também é uma boa pedida, com pelo menos 90Hz (ou superior), a fim de oferecer uma navegação mais suave, principalmente em jogos.

Verifique ainda se o celular possui tecnologia como Gorilla Glass para resistência a arranhões e quedas.

Por fim, se você pretende usar o celular sob o sol com frequência, procure smartphones com brilho a partir de 800 nits (quanto mais, melhor).

Confira alguns exemplos de celulares com tela grande:

Asus ROG Phone 6

Com uma tela AMOLED de 6,78 polegadas e 165Hz de taxa de atualização, é um dos melhores celulares para jogos disponíveis atualmente no mercado.

Veja o preço!

***

Apple iPhone 15 Pro Max

Oferece uma tela Super Retina XDR de 6,7 polegadas. Conhecido pela precisão de cores e brilho excepcional, é ideal para profissionais de vídeo e fotografia.

Veja o preço!

***

Motorola Edge 50 Fusion 5G

Com uma tela OLED de 6,7 polegadas e taxa de atualização de 120Hz, este modelo oferece uma boa relação custo-benefício com bom desempenho em multimídia.

Veja o preço!

***

Samsung Galaxy A55

Este modelo tem uma tela Super AMOLED de 6,6 polegadas e tecnologia Vision Booster, a fim de oferecer cores brilhantes, detalhes precisos e experiência imersiva.

Veja o preço!

***

Xiaomi POCO C65

Este modelo tem um valor mais acessível, com uma tela AMOLED DotDisplay de 6,74 polegadas com taxa de 90Hz. Além disso, vem com a tecnologia Gorilla Glass para maior resistência.

Veja o preço!

VEJA TAMBÉM: Você conhece esses 5 recursos escondidos no iPhone 15?

 

__
Quando você compra por meio dos nossos links, podemos receber uma comissão. Veja como funciona.

Sair da versão mobile