Essas são as vencedoras do prêmio de melhores ilusões de ótica do ano

A ganhadora Dual Axis Illusion, de Frank Force, parece girar em quatro direções diferentes se você a observar por tempo suficiente.
Ilusão de óptica
The Illusion Contest/YouTube

É difícil não olhar para as notícias todos os dias e se perguntar se sua vida de alguma forma se transformou em uma realidade ou dimensão alternativa. As novas ilusões do ano recentemente reveladas, que não ajudam a resolver o problema, incluem a ganhadora Dual Axis Illusion, de Frank Force, que parece girar em quatro direções diferentes se você a observar por tempo suficiente.

whatsapp invite banner

 

Primeiro Prêmio: Ilusão de Eixo Duplo (Frank Force)

Este começa como uma ilustração simples e enganosamente inocente do símbolo grego dos peixes ichthys. Mas, ao girar, revela uma estrutura mais complexa que pode parecer não apenas girar ao longo do eixo vertical ou horizontal, mas também em ambas as direções: esquerda para direita, direita para esquerda, de cima para baixo ou de baixo para cima.

À medida que as pistas visuais são introduzidas, ele bloqueia seu cérebro em uma percepção muito específica, mas quando elas são removidas novamente, não demora muito para que seus olhos comecem a questionar o que estão vendo.

 

Segundo Prêmio: Mude a Cor (Haruaki Fukuda)

De todas as coisas incompreensíveis que nosso cérebro faz, alterar a percepção da cor de um objeto com base em como ele está se movendo pode ser o mais desconcertante. Mas, como demonstra Haruaki Fukuda, da Universidade de Tóquio, o que inicialmente parece ser linhas de pontos vermelhos e verdes alternados, movendo-se de cima para baixo, também pode ser percebido como pontos amarelos, movendo-se da esquerda para a direita, se você observar essa animação por tempo suficiente.

Pode levar um pouco de foco e reorientação para que seus olhos vejam a versão amarela, mas quando isso acontece, é surpreendente. E é um ótimo exemplo de como os milhões de pixels nas telas de LCD são usados ​​para enganar os olhos.

 

Terceiro prêmio: A ilusão de círculos rotativos (Ryan E.B. Mruczek e Gideon Paul Caplovitz)

Você provavelmente já viu muitas ilusões ópticas em que objetos em movimento parecem alterar ou influenciar os movimentos de outros quando, na realidade, nada está realmente mudando, exceto o seu cérebro que fica um pouco confuso.

A ilusão de círculos rotativos de Ryan E.B. Mruczek e Gideon Paul Caplovitz é um exemplo muito dramático e eficaz deles. Um pequeno círculo se move ao longo de um caminho perfeitamente circular, mas à medida que outros círculos em movimento são introduzidos nas várias animações, o círculo original parece alterar seu caminho, movendo-se para cima ou para baixo, de um lado para o outro ou até mesmo pelos três lados de um triângulo invisível que na verdade não existe. Se você é como nós, vai se ver cobrindo parcialmente sua tela com as mãos para ter certeza se o círculo original realmente mudou seu caminho, mas a única coisa que está mentindo para você aqui é o seu cérebro.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas