O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (28), uma prévia do Censo Demográfico 2022, que mostra que o Brasil atingiu o número de 207.750.291 habitantes.
Segundo a lei, o IBGE deve fornecer ao Tribunal de Contas da União (TCU), todos os anos, o cálculo da população dos 5.570 municípios brasileiros. A coleta dos dados tem previsão para terminar em janeiro de 2023.
O resultado foi entregue a partir do recenseamento de 83,9% da população, até o dia 25 de dezembro deste ano. Foram 87,7 milhões de domicílios particulares e mais de 178 milhões de pessoas entrevistadas.
“Este modelo adotado foi bastante estudado e aprovado pela Comissão Consultiva do Censo 2022, que olhou detalhadamente o processo desenvolvido para fornecer ao TCU e à sociedade os melhores dados técnicos e reais possíveis”, explica Cimar Azeredo, diretor de pesquisas do IBGE.
As informações já foram entregues ao TCU, que calcula a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de acordo com o número de habitantes. A prévia da população de cada município será divulgada no Diário Oficial da União.
O Censo 2022 começou em 1º de agosto e continuará o trabalho durante o mês de janeiro de 2023. Os residentes de domicílios onde ninguém respondeu à pesquisa devem ligar para o Disque-Censo 137, que atende em todo o país. A ligação é gratuita e o serviço funciona diariamente das 8h às 21h30.