O ano de 2022 não está para brincadeira. No último mês, milhares de aves invadiram um supermercado nos EUA, com algumas pessoas comparando a situação à chegada do apocalipse. Agora, centenas de pássaros caíram mortos na cidade de Chihuahua, no norte do México, aludindo mais uma vez ao fim do mundo.
O episódio ocorreu na manhã do dia 7 de fevereiro. Imagens registradas por uma câmera de segurança mostram uma nuvem preta de pássaros vindo abaixo. Em seguida, algumas aves levantam voo novamente, enquanto outras permanecem imóveis no chão. Confira:
Os pássaros pertencem à espécie graúna-de-cabeça-amarela (Xanthocephalus xanthocephalus), que migra durante o inverno do Canadá para o México. Mas um ocorrido desta proporção nunca havia sido registrado na região.
De primeira, o jornal local El Heraldo de Chihuahua chegou a sugerir os altos níveis de poluição –impulsionados pelo uso de aquecedores a lenha, agroquímicos e clima frio da área– como causa do problema. Outra hipótese é que os pássaros teriam sido eletrocutados enquanto descansavam em cabos de energia.
Mas cientistas do Reino Unido sugerem uma terceira possibilidade. Em entrevista ao jornal The Guardian, o ecologista britânico Richard Broughton disse que uma ave predadora pode ter causado o incidente.
Ela teria feito os pássaros girarem de forma desnorteada no céu durante a fuga e, como esses animais andam em bandos, aqueles que estavam voando mais alto foram caindo sobre seus companheiros, criando esse efeito dominó.
Não seria a primeira vez que isso acontece. Em 2020, centenas de pássaros foram encontrados mortos em uma estrada no País de Gales. Mais tarde, a morte dos animais também foi atribuída a um predador não identificado.