Nós ADORAMOS a Novint Falcon e os anexos de empunhadura de pistola em setembro, mas os amiguinhos que não usam PCs e têm consoles ficaram de fora da brincadeira. Se a Novint for bem-sucedida, isto tudo pode mudar até o fim do ano.

O blog de jogo Joystiq, falando com o CEO da Novint, Tom Anderson, relata que o dispositivo háptico de jogo definitivamente virá para os consoles até o fim de 2009 se depender dele. Apesar de ser bastante diferente de “o dispositivo háptico de jogo Novint Falcon definitivamente virá para os consoles no meio do ano”, a declaração foi bastante enérgica e putz, tá bom pra mim.

O que atrasou isso – e isso não é nenhuma surpresa – foram os fabricantes de consoles (só um chute: provavelmente só a Microsoft e a Sony), que ficaram meio temerosas de dar suporte ao dispositivo até um bom número de desenvolvedores começar a utilizar a tecnologia. Do ponto de vista do Anderson, este suporte já se materializou, em algum lugar, e as empresas agora já estão “montando em cima” da Falcon.

Ou seja, um versão para console já é mais provável de surgir agora do que era em setembro, mas ainda está bastante distante de ser algo concretizado. [Joystiq]