30Há pouco mais de um mês a BMW prometeu  um grande anúncio para a CES 2022. A montadora alemã prometeu e cumpriu, e nesta quarta-feira (5), revelou seu novo carro que muda de cor através de um botão.

Com um pequeno vídeo, a BMW mostrou como é feito esse processo tecnológico. É possível ver a cor de um BMW iX, SUV elétrico de luxo da montadora, mudando do branco para o cinza-escuro. A mudança pode ocorrer de forma acentuada ou gradual.

Mas como isso possível?

Para conseguir mudar tonalidade das cores, a superfície do veículo conta com milhões de microcápsulas, que têm diâmetro equivalente à espessura de um cabelo humano. Cada uma delas, conta com pigmentos pretos e brancos.

Ou seja: para o processo acontecer, os pigmentos brancos têm cargas negativas, e os pretos, positiva. Desse modo, há como manejar qual tipo de cor fica em destaque. Inicialmente essas são as únicas cores disponíveis para alteração.

Apesar da super novidade, ainda não há certeza ou previsão se o veículo pode ou não se tornar uma opção comercial.

Vale lembrar que a CES 2022 sofreu algumas alterações quase no dia do evento, por exemplo, os organizadores da maior feira de tecnologia do mundo cancelaram o último dia de evento após grandes empresas desistirem de participar por conta da variante ômicron.