_Tecnologia

CES 2023: Intel anuncia primeiro processador com 24 núcleos para notebooks

Empresa também apresentou série N, que vai substituir as linhas Celeron e Pentium. Veja mais

Imagem: Intel/Reprodução

Na última terça-feira (3), como os rumores já indicavam, a Intel anunciou a décima terceira geração de seus processadores para notebooks. Foram anunciadas as séries U, P, H e HX dos já conhecidos Core i5, Core i7 e Core i9. O grande destaque é o Raptor Lake-HX, que conta com até 24 núcleos de 5,6 GHz.

O anúncio acontece às vésperas da participação da empresa na Consumer Eletronics Show (CES 2023), maior conferência de tecnologia do mundo que acontece nesta semana, na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos.

O intel Core i9-13980HX, de acordo com a fabricante, é capaz de superar concorrentes de peso como os chips M2 e M1 Max, da Apple, além do Ryzen 9 6900HX, da AMD — que também deve apresentar sua nova linha de processadores na CES 2023. O processador conta com 8 núcleos de performance, 16 de eficiência e 32 threads, os principais responsáveis pela execução das demandas do computador.

Nos testes com os jogos Forza Horizon 5, Assassin’s Creed: Valhalla e League of Legends, o processador foi até 12% mais rápido que a versão de décima segunda geração.

De acordo com as informações fornecidas pela Intel, os processadores são atualmente os mais rápidos do planeta, mas vale lembrar que a AMD deve lançar a próxima geração de seus chips em breve, enquanto a Apple planeja apresentar ainda este anos os chips M2 Pro, M2 Max e há uma expectativa grande também para a chegada do M3.

A Intel também anunciou a série N, que substituirá as extintas linhas Celeron e Pentium, que equipavam dispositivos de entrada e com valores acessíveis de várias marcas. Os modelos Intel Core i3 e Intel Processor da série N prometem um ganho de desempenho próximo de 30% em relação aos seus antecessores.

Sair da versão mobile