_Tecnologia

CES 2023: LG anuncia eletrodomésticos atualizáveis com novos recursos

LG apresenta durante a CES 2023 a sua nova linha de produtos eletrônicos que recebem novas funções ao longo do tempo via app

CES 2023: LG anuncia eletrodomésticos atualizáveis com novos recursos

Imagem: LG/Reprodução

A LG anunciou que pretende apresentar durante a CES 2023 (Consumer Electronics Show) – que ocorre nesta semana em Las Vegas, nos EUA – a sua nova linha de eletrodomésticos que podem ser atualizados com novos recursos.

De acordo com a sul-coreana, o conceito permite que os usuários desfrutem de novas funções em seus eletrônicos sem a necessidade de fazer compras adicionais. Ou seja, os dispositivos passam a incorporar via app novos recursos ao longo do tempo, bem como podem receber complementos de hardware que são fáceis de instalar.

Os aparelhos da linha “ThinQ UP” foram lançados em janeiro do ano passado na Coréia do Sul, mas somente a partir de março de 2023 eles começam a ser disponibilizados globalmente. A lista inclui geladeiras, lavadoras, secadoras, fornos e lava-louças.

A título de exemplo, a LG afirma que disponibilizará para download um novo modo para secadoras ThingQ UP que mantêm o tambor girando após o término do ciclo até que a porta seja aberta. A nova função evita que a roupa fique com rugas ou odores caso o usuário não esteja em casa ou não possa descarregar o tambor imediatamente.

Outro novo recurso oferecido será o controle de brilho noturno para refrigeradores, que torna a iluminação interior dos refrigeradores mais suave à noite para não “cegar” os usuários quando eles abrem a porta.

Todos esses novos recursos são opcionais e baseados nos padrões de uso e sugestões dos próprios usuários.

Segundo Lyu Jae-cheol, presidente da LG, a linha de produtos atualizáveis oferece valor e experiências diferenciadas para os seus consumidores. “Continuaremos a oferecer soluções sofisticadas de estilo de vida que fornecem desempenho personalizado, recursos convenientes e capacidade de atualização personalizável”, afirmou o executivo em comunicado.

Produtos atualizáveis são a nova tendência

Apesar do ar inovador, vale ressaltar que a LG não é a única a desenvolver esses tipos de eletrônicos com capacidade para receber novas funções via software após a compra. Inclusive, essa nova tendência também abre brecha para que as empresas passem a cobrar taxas ou assinaturas para o uso desses recursos adicionais.

Como você já deve ter visto aqui no Giz Brasil, a montadora Mercedes-Benz, por exemplo, se envolveu em uma polêmica no final do ano passado quando anunciou a cobrança de uma assinatura para que seus clientes possam desfrutar de um maior torque em veículos da Mercedes-EQ EQE e Mercedes-EQ EQS.

Ainda no setor automotivo, a BMW também passou a cobrar uma assinatura para que os donos dos carros possam usar os assentos e volantes aquecidos, enquanto a Toyota cobra uma taxa mensal para que os usuários possam ligar seus carros remotamente.

Nesses casos, a polêmica se dá porque os veículos são comercializados com todos esses recursos, porém, eles estão sendo limitados intencionalmente, com o objetivo de gerar receita recorrente para as montadoras.

A CES 2023 é um dos principais eventos de tecnologia do mundo e ocorre entre os próximos dias 5 e 8 de janeiro. Neste ano, mais de 3100 expositores pretendem apresentar seus produtos tecnológicos revolucionários e inovadores.

Sair da versão mobile