Ciência

Céu de outubro tem chuva de meteoros e eclipses; veja os eventos astronômicos do mês

Se você é apaixonado pelo céu, confira a lista de eventos astronômicos de outubro preparada pelo Giz Brasil e se programe para ver dois eclipses e meteoros
Imagem: Jongsun Lee/ Unsplash/ Reprodução

Mais um mês chega com diversos eventos astronômicos para surpreender aqueles que se dispõem a observar o céu. Abaixo, listamos os principais fenômenos de outubro. Confira junto com o Giz Brasil!

14 de outubro – Lua Nova e “Anel de Fogo”

whatsapp invite banner

Durante a fase de Lua Nova, o satélite natural está do mesmo lado que a Terra em relação ao Sol. Dessa forma, a Lua não é visível no céu. Este é o melhor momento do mês para observar fenômenos espaciais, como galáxias e aglomerados estelares, porque não há luz da lua para interferir.

Neste mesmo dia, será possível ver um eclipse solar anular. Ele acontece quando a Lua está muito distante da Terra para cobrir completamente o Sol. Nesse caso, o resultado é um anel de luz ao redor da Lua escurecida no céu – por isso “Anel de Fogo” é o nome dado ao eclipse. 

No Brasil, o eclipse será visível de vários estados. Saiba aqui como assistir.

20 e 21 de outubro – Chuva de Meteoros Oriônidas

Segundo a NASA, a chuva de meteoros Oriônidas está acontecendo desde o final de setembro. No entanto, ela atingirá seu pico entre os dias 20 e 21 de outubro, permanecendo ativa até meados de novembro.

Esse fenômeno acontece quando a Terra passa através dos detritos de gelo e poeira deixados pelo Cometa Halley.

Este ano, como a Lua vai estar iluminada no momento do pico, as condições de visualização das Oriônidas não são muito fortes. Nos últimos anos, esta chuva de meteoros teve cerca de 20 ou 30 meteoros visíveis por hora. Contudo, Oriônidas pode chegar a até 80 meteoros por hora.

23 de outubro – Vênus em Maior Elongação Oeste

O planeta Vênus alcança a maior distância do sol na direção oeste – precisamente, o planeta vai estar a 46,4° em relação ao astro rei. 

Este é o melhor momento para observar Vênus, porque ele vai estar mais brilhante, sem ser ofuscado pelo Sol. Procure o planeta brilhante no céu oriental no pôr do sol.

28 de outubro – Lua cheia e eclipse lunar parcial

No final do mês, a Lua vai estar no lado oposto da Terra em relação ao Sol. Isso faz com que sua superfície fique totalmente iluminada, o que marca o início da fase cheia. É neste dia também que acontece um eclipse lunar parcial.

Esse fenômeno ocorre quando a Lua passa pela penumbra da Terra, que nada mais é que sua sombra. Dessa forma, parte da superfície lunar fica escura. Neste dia, a cobertura da Lua será de apenas 6%, o que significa que o eclipse será pouco visível. 

No Brasil, o eclipse lunar parcial poderá ser visto no momento em que a Lua estiver nascendo no céu, de acordo com a NASA.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Bárbara Giovani

Bárbara Giovani

Jornalista de ciência que também ama música e cinema. Já publicou na Agência Bori e participa do podcast Prato de Ciência.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas