A OpenAI lançou oficialmente ChatGPT Search, mecanismo de busca rival do Google. Agora, é possível fazer consultas diretamente no chatbot conversacional, que oferece respostas baseadas em conteúdos relevantes da internet.
O novo recurso é uma versão aprimorada do GPT-4o foi treinado utilizando novas técnicas de geração de dados sintéticos. O modelo utiliza dados presentes em provedores de terceiros econteúdo oferecido por parceiros da empresa para responder às pesquisas de usuários.
Busca oferece links
Além de fornecer respostas, o ChatGPT Search oferece acesso aos links das fontes, úteis para usuários que querem se aprofundar no tema ou desejam informações mais detalhadas sobre determinados assuntos.
Segundo a OpenAI, a ferramenta de pesquisa atingiu o atual nível graças ao feedback dos usuários do SearchGPT, um protótipo da ferramenta de busca lançado há alguns meses atrás. No comunicado em que divulgou a novidade, a empresa afirmou que ainda quer seguir melhorando a experiência especificamente em algumas áreas, como compras e viagens.
A nova ferramenta já está disponível para os assinantes dos planos Plus e Team, além de quem já estava previamente cadastrado na lista de espera. Dentro das próximas semanas, o novidade deve chegar também para quem assina os planos Enterprise e Edu. Posteriormente, de acordo com a empresa, os usuários da versão gratuita do ChatGPT também devem receber a ferramenta de busca. Mas isso ainda deve demorar alguns meses.
Apple leva ChatGPT para iPhone, mas desiste de financiar OpenAI
OpenAI anuncia modo “Pensador Profundo” do ChatGPT; saiba o que é
“O ChatGPT agora pode pesquisar na web de uma forma muito melhor do que antes. Você pode obter respostas rápidas e oportunas com links para fontes relevantes da web, que antes você precisaria ir a um mecanismo de busca”
Como usar a busca do ChatGPT
Para utilizar a plataforma, basta entrar no ChatGPT, selecionar o ícone de navegação, exibido na parte de baixo da caixa de texto, digitar a consulta, enviar e aguardar pelos resultados. A empresa também fez parcerias com provedores de notícias para oferecer informações mais precisas sobre placares esportivos, clima e mercado de ações, por exemplo.