ChatGPT terá versão paga; entenda
A OpenAI já testa uma versão paga do bot ultra responsivo ChatGPT. A organização que desenvolveu o sistema abriu uma lista de espera para pessoas interessadas em acessar mais recursos da inteligência artificial.
Na versão premium, que deve se chamar ChatGPT Professional, a ferramenta ficará 100% disponível aos assinantes, além de fornecer respostas mais rápidas e ilimitadas.
“Se você for selecionado, entraremos em contato para configurar um processo de pagamento e um piloto. Lembre-se de que este é um programa experimental inicial que está sujeito a alterações e que não estamos disponibilizando acesso profissional pago no momento”, diz a OpenAI.
Ainda não há certeza sobre qual será o preço da assinatura. No formulário, a organização, que conta com o financiamento do Google e Microsoft, pede qual valor os usuários achariam mais adequado para a assinatura.
O pagamento para o acesso de mais recursos do ChatGPT não é novidade. Em dezembro, o CEO da OpenAI, Sam Altman, afirmou no Twitter que a companhia “teria que monetizar o sistema em algum momento”. “Os custos de computação são impressionantes”, justificou.
we will have to monetize it somehow at some point; the compute costs are eye-watering
— Sam Altman (@sama) December 5, 2022
A versão atual do ChatGPT é 100% gratuita e só está disponível na versão web. Na terça-feira (10) mostramos como aplicativos na App Store e Google Play oferecem o chatbot por uma assinatura paga. Esses apps não pertencem à OpenAI.
O sistema de inteligência artificial cria textos a partir do sequenciamento lógico de frases. Ele obteve aprendizado de máquina a partir de milhões de textos online. Isso significa que pode soar como um humano, mas que suas informações ainda não são totalmente confiáveis.
Informações preliminares apontam que a Microsoft testa a inclusão do programa em seu mecanismo de buscas Bing, no Outlook e pacote Office. Para isso, deve investir US$ 10 bilhões na OpenAI nos próximos anos.