ChatGPT terá versão paga; entenda

Ainda não se sabe quanto custará a versão paga do ChatGPT; a OpenAI pediu quanto os usuários pagariam pelo acesso da plataforma
ChatGPT terá versão paga; entenda
Imagem: OpenAI/Divulgação

A OpenAI já testa uma versão paga do bot ultra responsivo ChatGPT. A organização que desenvolveu o sistema abriu uma lista de espera para pessoas interessadas em acessar mais recursos da inteligência artificial. 

whatsapp invite banner

Na versão premium, que deve se chamar ChatGPT Professional, a ferramenta ficará 100% disponível aos assinantes, além de fornecer respostas mais rápidas e ilimitadas. 

“Se você for selecionado, entraremos em contato para configurar um processo de pagamento e um piloto. Lembre-se de que este é um programa experimental inicial que está sujeito a alterações e que não estamos disponibilizando acesso profissional pago no momento”, diz a OpenAI. 

Ainda não há certeza sobre qual será o preço da assinatura. No formulário, a organização, que conta com o financiamento do Google e Microsoft, pede qual valor os usuários achariam mais adequado para a assinatura. 

O pagamento para o acesso de mais recursos do ChatGPT não é novidade. Em dezembro, o CEO da OpenAI, Sam Altman, afirmou no Twitter que a companhia “teria que monetizar o sistema em algum momento”. “Os custos de computação são impressionantes”, justificou. 

A versão atual do ChatGPT é 100% gratuita e só está disponível na versão web. Na terça-feira (10) mostramos como aplicativos na App Store e Google Play oferecem o chatbot por uma assinatura paga. Esses apps não pertencem à OpenAI. 

O sistema de inteligência artificial cria textos a partir do sequenciamento lógico de frases. Ele obteve aprendizado de máquina a partir de milhões de textos online. Isso significa que pode soar como um humano, mas que suas informações ainda não são totalmente confiáveis

Informações preliminares apontam que a Microsoft testa a inclusão do programa em seu mecanismo de buscas Bing, no Outlook e pacote Office. Para isso, deve investir US$ 10 bilhões na OpenAI nos próximos anos. 

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas