_Ciência

China apresenta projeto de nave espacial que pousa como avião

Além de pousar como um avião, a nave espacial é reutilizável, reduzindo os custos de transportes de cargas ao espaço

China revela nave espacial que pousa como avião.

Na última segunda-feira (11), a China revelou o design da nave espacial de carga que será usada pela estação espacial do país — a Tiangong. Veja os detalhes abaixo.

A nave espacial com asas, bem similar a um aeronave convencional, decola na vertical, mas pousa na horizontal como um avião. Chamada Haolong, a nave é um projeto do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento de Aeronaves de Chengdu, da AVIC, estatal de aviação da China.

Aliás, a Haolong é um dos dois projetos escolhidos pela agência espacial da China para fomentar o desenvolvimento mais barato de naves espaciais de carga.

Atualmente, a China usa a nave Tianzhou para enviar cargas à Estação Espacial de Tiangong, mas o país incentiva, cada vez mais, a indústria privada. Ao contrário da Tianzhou, a Haolong é uma nave espacial reutilizável.

Além disso, a nova nave pesa quase metade da Tianzhou, com 7 toneladas — facilitando o pouso da nave espacial na Terra  — e capacidade para transportar até 1,8 tonelada.

O design da nave também é bastante peculiar, tendo asas retráteis, conforme revelado pela China. Veja no vídeo:

O vídeo, no entanto, é apenas uma representação, já que a nave ainda nem foi construída, pois os engenheiros da AVIC estão revisando os sistemas da nave antes do desenvolvimento.

Contudo, o líder de desenvolvimento da Halong, Fang Yanpeng, não poupa elogios em relação ao design da nave.

“A nave espacial de carga Haolong tem asas e um design aerodinâmico que conta com uma enorme envergadura e uma grande proporção de sustentação-arrasto”, afirmou o engenheiro à TV estatal da China.

De acordo com Yanpeng, a China se inspirou na nave Dream Chaser, da NASA, outra nave espacial que consegue planar, voar e pousar como um avião.

No entanto, em vez de usar um módulo a parte, o compartimento de carga da Haolong se integra totalmente à nave espacial.

Sair da versão mobile