_Ciência

China identifica nova espécie de “mini” dinossauro tiranossaurídeo

O grupo dos tiranossaurídeos é famoso pela espécie do gênero Tyrannosaurus rex, ou T. Rex, mas conta com cerca de 30 espécies de dinossauros

Paleontólogos da China encontram fóssil de nova espécie de dinossauro tiranossaurídeo.

Paleontólogos do Museu de História Natural de Zhejiang, na China, identificaram uma nova espécie de dinossauro tiranossaurídeo.

O grupo dos tiranossaurídeos é famoso pela espécie do gênero Tyrannosaurus rex, ou T. Rex, mas conta com cerca de 30 espécies de dinossauros. E, de acordo com os cientistas do museu da China, em um estudo publicado no último dia 25, há mais um tiranossaurídeo, mas em versão pocket.

Após encontrar fósseis em uma construção em no distrito de Ganzhou, os paleontólogos afirmaram que esse mini dinossauro tiranossaurídeo ficou oculto na China por milhões de anos.

A nova espécie recebeu o nome Asiatyrannus xui  (A. xui). Segundo os pesquisadores, esse dinossauro viveu entre 66 e 72 milhões de anos atrás, no período Cretáceo Superior.

Ainda de acordo com os pesquisadores, o A. xui é um tiranossaurídeo de tamanho “pequeno para médio”, com crânio de 47,5 cm.

Após examinar outras características, como a vértebra e as pernas do dinossauro, os cientistas acreditam que o tamanho do dinossauro chegava a 3,9 metros. Parece grande, mas esse dinossauro mede a metade do outro tiranosaurídeo que habitou a China, o Qianzhousaurus. 

Aliás, o Qianzhousaurus foi descoberto, em 2010, na mesma cidade que o A. xui, o tiranossauarídeo compacto.

No entanto, segundo os cientistas, o fóssil do A. xui indica que o dinossauro não era um adulto, embora já tivesse passado pela maioria das fases de crescimento.

Além disso, os cientistas também afirmaram que as diferenças físicas foram cruciais para a sobrevivência do dinossauro na região que hoje é a China. O A. xui escolhia presas menores que o outro tiranossaurídeo do local.

“No sudeste da China, o Qianzhousaurus era, sem dúvidas, o principal predador”, diz o estudo. Os cientistas revelaram que esse é primeiro tiranossaurídeo de focinho profundo encontrado na China.

Sair da versão mobile