Na semana passada, a China começou a testar um ônibus elevado que permite aos carros passar por baixo dele. Parece uma ideia revolucionária, mas a execução começa a ficar questionável se olharmos mais de perto.

O site Car News China tirou fotos com detalhes do ônibus, da pista de testes, e da estação de testes que foram construídos em Qinghuandao – e as imagens não inspiram muita confiança.

Parece que tudo foi feito às pressas – a estação foi construída dentro de dois meses; a tinta da estação já está descascando; e há um ar-condicionado residencial sendo usado no ônibus.

onibus elevado china duvidas (1)

Pior: duas agências estatais de notícias da China dizem que o projeto é apenas um grande golpe para roubar dinheiro de investidores. Elas acusam o arquiteto-chefe Song Youzhou de ter “apenas o ensino primário”, e mais:

… a empresa vem atraindo depósitos de investidores, e prometeu retorno a altas taxas de juros, mas o projeto é de alto risco… não seja cegamente afetado por alguns dos principais meios de comunicação, “crédulos” demais para serem cuidadosos – pessoas físicas em particular não deveriam usar o próprio dinheiro para investir neste projeto.

Também há uma confusão sobre se o TEB (Transit Elevated Bus) é mesmo um ônibus: apesar dos pneus de borracha, ele roda em trilhos como um trem.

onibus elevado china duvidas (2)

Seria este um protótipo apressado para tirar logo o TEB Straddle Bus do papel? Ou, como aponta o Jalopnik, será que este é apenas um guindaste adaptado para obter investimentos, e a empresa vai desaparecer com o dinheiro?

Queria acreditar que o projeto vai vingar: ele promete transportar até 1.200 passageiros a velocidades próximas a 60 km/h.

[Car News China via Jalopnik]