China começa a testar ônibus elevado que ocupa mais de uma faixa ao mesmo tempo
Há anos, a China brinca com a ideia de construir um ônibus enorme que ocupa múltiplas faixas de carros para transportar pessoas sem causar trânsito. Até agora, ele só existia em renderizações de computador e animações. Mas, desde ontem (2), ele se tornou realidade e começou a ser testado em Qinhuangdao, na China.
A primeira versão funcional do ônibus elevado chinês ainda não está pronta para tomar as ruas de Qinhuangdao. Para fins de testes, ele é limitado a pistas de 300 metros, com curvas limitadas e desafios de tráfego. Mas é o primeiro passo em direção ao que pode se tornar um serviço completo no futuro.
World's first transit elevated bus, TEB-1 on its launching test Tuesday in Qinhuangdao, N China's Hebei pic.twitter.com/yMepYWD1kD
— China Xinhua News (@XHNews) August 2, 2016
Se o ônibus se mostrar ágil o suficiente para lidar com a grande diversidade de ruas e condições de tráfego, ele poderá ser usado um dia para transportar até 1.200 passageiros a velocidades próximas a 60 quilômetros por hora.
São objetivos ambiciosos, é verdade. Mas colocar uma frota desses ônibus em cidades grandes e com problemas de trânsito pode ser uma solução muito mais barata do que construir novas linhas de metrô e trem para aliviar congestionamentos.
[Xinhua News Agency via Shanghaiist]
Foto via Xinhua News Agency