Sentar com o violão na cadeira do computador e tentar reproduzir aquela música que você tanto gosta nem sempre é fácil. Claro, existem sites dedicados a fornecer partituras espalhados pela web, mas e se você é daqueles que adoram as coisas mais obscuras do mundo da música? O Chordify pode ajudar.

O Chordify é um serviço gratuito que transforma a música que você quer em acordes. Você pode enviar um arquivo para o serviço, ou um link para algum site (Deezer, YouTube ou Soundcloud), e ele fornecerá a partitura para aquela música. Nem sempre o resultado é perfeito – mas ao menos os músicos amadores terão por onde começar, certo?



O serviço foi criado por Bas De Haas para a sua tese de doutorado. Ele explica que o processo de transcrição é extremamente complicado de ser feito por uma máquina:

“O problema com transcrição polifônica completa é que o computador não sabe quantas vozes e instrumentos soam juntos e quais são as características dos instrumentos”, explica De Haas. “Quando você transcreve acordes, examinamos a mistura como um todo e examinamos quais as frequências proeminentes no espectro”

O processo de transcrever a música é um pouco complicado e até mesmo demorado. Inicialmente, o áudio é cortado em diferentes partes por um sistema de análise de harmonia criado por De Haas e seu parceiro José Pedro Magalhães. Os acordes então são definidos para se encaixarem no áudio. Então sai a partitura para a sua música, e você está pronto para fingir ser um músico talentoso. [FastCompany via PSFK]