Muitos sinais apontam que o Chrome vai ganhar funcionalidades do Google Now. Um deles apareceu agora: a versão beta ganhou uma central de notificações.

O Google testava uma central de notificações no Chrome desde março, nas versões Canary e dev; no entanto, agora ela ficou bem mais refinada e funciona com diversos sites e extensões.



A central reúne todos os avisos em um lugar só, fora do navegador, na barra de tarefas do Windows e Chrome OS. (O suporte a Mac OS X e Linux virá “em breve“.) E mesmo que o Chrome esteja fechado, você continua recebendo notificações, pois ele roda em segundo plano.

notifications_windows_toast

As notificações também ganharam uma cara nova: elas podem exibir imagens ao lado do texto, e incluir ações direto no pop-up. Por exemplo, se você recebe a notificação de novo e-mail, poderia clicar direto no botão “Responder” ou “Arquivar”, em vez de abrir a mensagem. Mas, como se trata de uma função nova, esses botões ainda precisam ser implementados – o potencial está aí.

A central de notificações deve ser o primeiro passo para implementar o Google Now no Chrome. Na verdade, escondido na página dos Flags (Experimentos), está a opção “Ative o suporte às notificações do Google Now”. Por enquanto ela não faz muita coisa, mas dado que ele foi expandido para o iOS – e pode chegar ao google.com – a intenção parece bem clara.

Se a nova central não aparece para você, vá em menu > Sobre o Google Chrome e atualize seu navegador para a versão 28. Caso você não esteja usando a versão beta, clique aqui para baixá-la. Se ainda assim não der certo, vá em chrome://flags e ligue a opção “Ativar notificações avançadas”.

Além da central, o Chrome 28 traz uma nova “Nova Guia” que o Google já vinha experimentando, com um campo enorme de busca, miniaturas (não-editáveis) dos sites mais visitados, e um menu com os principais serviços do Google. A busca também fica mais integrada ao navegador, como você vê abaixo. Ainda é uma versão de testes, claro, mas espero que receba vários ajustes antes de chegar ao Chrome estável. [Google Chrome Blog via The Next Web]

google-nova-guia google-busca-chromebeta28