Chrome decreta fim de linha para o Windows 7 em 2023
Na última segunda-feira (24), o Google anunciou que irá encerrar o suporte do Chrome nos sistemas Windows 7 e Windows 8.1 no início de 2023. Com isso, a gigante da tecnologia recomenda que os usuários que desejarem continuar utilizando o navegador atualizem seus sistemas operacionais para as versões mais recentes do Windows.
“Você precisará garantir que seu dispositivo esteja executando o Windows 10 ou posterior para continuar recebendo versões futuras do Chrome”, afirmou o Google em postagem no blog de suporte.
O aplicativo continuará funcionando normalmente em ambos os sistemas operacionais, no entanto, o Google não enviará mais nenhuma atualização de desempenho ou de segurança para os usuários.
Além do Google, a Microsoft irá encerrar todo o suporte para os dois em 2023, sendo o Windows 8.1 terá suporte até 10 de janeiro e o Windows 7, que tem maior base de usuários, terá assistência encerrada em 23 fevereiro.
Desde 2020 a Microsoft vem limitando a implantação de recursos para o Windows 7. Diversos softwares da empresa, como os programas do pacote Office, deixaram de ter suporte à versão do sistema, o que já forçava os usuários a buscarem uma atualização para poder utilizar seus programas favoritos sem nenhuma restrição.
A recomendação da Microsoft é de que os usuários migrem preferencialmente para o Windows 11, a versão mais recente de seu sistema operacional, no entanto, muitos usuários ainda estão receosos em fazer a mudança. O Windows 10, que atualmente é o sistema mais utilizado da Microsoft, deve ter suporte da empresa pelo menos até meados de 2025.