Nos últimos dois anos, o Chromecast vem se tornando cada vez melhor através de atualizações de software. Algo se manteve constante, no entanto: você precisa controlar tudo a partir do seu smartphone ou laptop. Bem, a partir de agora, você pode tocar e pausar vídeos usando um controle remoto comum.

O Chromecast usa o padrão HDMI-CEC para controlar sua TV: ele pode ligar a TV e fazê-la alternar automaticamente para o conteúdo que ele exibe. Em sua mais recente atualização (firmware 27946), o Chromecast estendeu esta funcionalidade para o seu controle remoto, permitindo-o tocar e pausar vídeos.

Claro, para usar isto, sua TV tem que ser compatível com HDMI-CEC. Como explica o How-To Geek, é preciso navegar pelas configurações da sua TV para ativar isso: procure por “SimpLink” (LG), “VIERA Link” (Panasonic), “EasyLink” (Philips), “Anynet+” (Samsung), “BRAVIA Sync” (Sony) ou “E-link” (AOC).

Se você quiser pausar um vídeo no controle remoto, não precisa usá-lo de novo para continuar a reprodução: você pode tocar play no smartphone – o app saberá que você pausou o vídeo de outro jeito.

No momento, parece que isso já funciona entre os apps mais importantes, incluindo Plex, HBO Go e Allcast – que permite enviar músicas e vídeos de um dispositivo Android para a TV. A única exceção é o Netflix, que costuma ser lento com atualizações para o Chromecast.

A atualização é pequena, mas ajuda o dispositivo a se tornar ainda mais útil. É sempre um pouco inconveniente ter que tirar o smartphone do bolso para se levantar e atender a porta – ou, pelo menos, era. [Reddit via Medium]

Foto por EricaJoy/Flickr