Dispositivos conectados voltados para a saúde são tendência na CES 2019. A startup Chronolife é uma das empresas de olho nesse mercado; eles desenvolveram uma camiseta conectada, que você veste por baixo da sua roupa e que é capaz de monitorar seis parâmetros fisiológicos.
A proposta é que o fluxo de dados contínuo permita que você e seu médico tenha informações o suficiente para prevenir ataques cardíacos e outras doenças.
A camiseta da Chronolife faz eletrocardiogramas, monitora a respiração torácica, a respiração abdominal, impedância pulmonar, temperatura corporal e atividade física. É quase um substituo de smartwatches, só que com mais funções.
Esse monitoramento é capaz de oferecer informações sobre ritmo cardíaco, capacidade respiratória, variação de temperatura, retenção de líquido nos pulmões, número de passos e até sobre sua postura.
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A camiseta se conecta com um aplicativo no smartphone via Bluetooth de baixo consumo de energia (BTLE), por isso não é preciso ter conexão com a internet – ah, você precisa colocar ela para carregar de vez em quando. Conforme o usuário utiliza o produto, ele vai aprendendo os padrões e, desta maneira, consegue detectar variações anormais que podem indicar problemas de saúde.
O usuário recebe notificações no celular que indica quando ele deve visitar um médico. A empresa ainda diz que a camiseta pode ser lavada normalmente.
A companhia já está fabricando as camisetas e os testes clínicos começam na Europa neste ano. Aproximadamente 500 pacientes com problemas cardíacos que passaram por 20 grandes hospitais da França, Dinamarca e Alemanha usarão o produto. A expectativa é que até o ano que vem a Chronolife tenha a aprovação dos órgãos reguladores para vender o seu produto e a sua solução de software.
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O jornalista viajou para Las Vegas a convite da CTA, empresa que organiza a CES.