_Ciência

Chuva de meteoros Leônidas acontece nesta madrugada; veja como acompanhar

O fenômeno, que ocorre anualmente entre 6 e 30 de novembro, resulta dos grãos de poeira deixados pelo cometa Tempel-Tuttle

Chuva de meteoros Leônidas

Imagem: Fernando Rodrigues/Unsplash/Reprodução

A virada desta quinta (17) para sexta-feira (18) será ideal para contemplar o céu. Aqueles que escolherem olhar para cima poderão acompanhar a chuva de meteoros Leônidas, que estará em seu pico. 

O fenômeno ocorre anualmente entre os dias 6 e 30 de novembro. Nesta madrugada, são esperados entre 10 e 15 meteoros por hora, que irradiam da constelação de Leão. Apesar disso, não é necessário focar nessa parte do céu, já que as chamadas estrelas cadentes podem surgir em qualquer região.cv vc 

Os meteoros são resultados dos grãos de poeira deixados pelo cometa 55P/Tempel-Tuttle, descoberto em 1865. Durante o mês de novembro, a Terra atravessa a trilha de detritos deixados pelo objeto celeste, gerando a chuva. 

A chuva possui ainda um pico ciclônico que ocorre a cada 33 anos. Quando a data chega, observadores conseguem acompanhar centenas de meteoros atravessando o céu a cada hora. O episódio ocorreu pela última vez em 2001.

Pode comemorar, moradores do hemisfério sul terão vantagem nessa observação. A Lua também estará em sua fase minguante, o que significa que seu brilho não irá atrapalhar o espetáculo.

Os meteoros poderão ser vistos após a 1h da manhã, embora o melhor horário para acompanhá-los seja entre às 3h e o nascer do Sol. Busque por uma área aberta e sem interferência luminosa. Evite o uso de binóculos e telescópios – eles podem restringir seu campo de visão.

Se você perder o show, não se preocupe. Ainda será possível procurar por alguns meteoros na madrugada seguinte.

Sair da versão mobile