O deserto de Bonneville Salt Flats, no Utah, nos Estados Unidos, foi testemunha de uma quebra de recorde no domingo (15). A ciclista Denise Mueller-Korenek subiu em sua bicicleta e, com a ajuda de um pace-car, atingiu uma velocidade média de 296 km/h em uma distância de 5,6 quilômetros.

• O estacionamento para bicicletas que é mais avançado que garagens para carros

O equipamento em que Mueller-Korenek montou para quebrar o recorde de velocidade sobre uma bicicleta, que era de 268 km/h, não era a típica bike que você conhece. Ela tinha aros de motocicleta de 17 polegadas e pneus de alta velocidade para ajudar a rebaixar seu centro de gravidade; uma estrutura personalizada feita à mão e alongada para melhorar a estabilidade; amortecedores de curta distância para ajudar a dissipar as vibrações de altas velocidades; e um estabilizador de direção para minimizar a oscilação, o que poderia ser fatal numa velocidade dessas.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por ?Project Speed Denise Korenek (@firecycle) em

Não há dúvidas de que Mueller-Korenek treinou duro para garantir que seu corpo pudesse aguentar o desafio, mas as leis da física, da aerodinâmica e da biologia impedem que um humano alcance velocidades como essa sem um pouco de ajuda. Então, durante os primeiros 2,41 quilômetros de sua corrida recordista, ela foi levada a reboque por um dragster que havia sido equipado com um para-brisa na traseira, como forma de eliminar qualquer resistência ao vento quando o cabo de ligação conectando a bicicleta ao veículo fosse solto.

A superfície lisa do Bonneville Salt Flats e o equipamento na bicicleta dão a sensação de um pedalar lento e vagaroso. Fica difícil perceber a velocidade a que Mueller-Korenek estava. Esperamos que postem mais vídeos no canal de YouTube da ciclista, mostrando a corrida de outras perspectivas. Porém, na próxima vez em que você estiver voando baixo em uma estrada a quase 100 km/h, lembre-se que isso é um terço da velocidade que Mueller-Korenek alcançou — sem a segurança de um cinto ou de estar cercada por airbags caso algo desse errado.

[Project Speed via New Atlas]