Uma coisa engraçada aconteceu no campo da anatomia durante a primeira metade deste ano. Pesquisadores descobriram uma parte do corpo humana anteriormente desconhecida. Está dentro do globo ocular, e é bem pequena. Com 15 mícrons de espessura, a camada de material recém-descoberta é tão pequena que chamá-la de parte do corpo parece inapropriado. Mas é isso o que ela é. Uma nova parte do corpo. E está aí dentro do seu olho.

Nomeada em homenagem a Harminder Dua, o professor de oftalmologia que fez a descoberta, a camada Dua é uma das seis camadas conhecidas da córnea. (A córnea é a lente transparente à frente do seu globo ocular que focaliza a luz indo em direção ao seu cérebro). Agora que sabemos sobre esta camada adicional, pesquisadores dizem que médicos vão conseguir diagnosticar melhor e tratar certas condições, especialmente lesões na córnea. A descoberta também vai facilitar o transplante de córnea. Humildemente, Dua disse: “Esta é uma grande descoberta que significa que os livros didáticos de oftalmologia precisarão ser reescritos.”



Então pensem nisso, estudantes de medicina. Seus livros não serão apenas caros, eles estarão incompletos. E sim, você deveria ter usado aquele ano livre para viajar pela Europa, porque quem sabe quais outras novas partes do corpo humano vão ser descobertas neste ano! [Ophthalmology via PopSci]