Tecnologia

Cientistas criam canhão que dispara elétrons a 80% da velocidade da luz

O canhão é uma tecnologia necessária para desenvolver o primeiro colisor de elétrons-íons (EIC).
Imagem: Brookhaven National Laboratory/Reprodução

Cientistas do Laboratório Brookhaven do Departamento de Energia dos EUA desenvolveram e testaram o primeiro canhão de alta voltagem que consegue acelerar elétrons a 80% da velocidade da luz.

whatsapp invite banner

O canhão é uma tecnologia necessária para desenvolver o primeiro colisor de elétrons-íons (EIC), um acelerador de partículas desenvolvido para colidir raios de íons e elétrons polarizados por spin (giro).

De acordo com o laboratório, EIC é uma instalação nuclear de ponta que vai permitir que os cientistas “possam investigar os blocos de formação mais ocultos da matéria visível”. Sobre o canhão, o criador Erdong Wang afirma que, além de ultrapassar os requisitos do EIC, “também dará resultados recordes”.

O canhão acelerador de elétrons. Imagem: Brookhaven National Laboratory/Reprodução

Wang propôs o canhão de elétrons como um projeto de pesquisa e desenvolvimento, em 2017. Desde então, o cientista lidera o desenvolvimento do equipamento, desde o design e a engenharia, até a montagem e testagem.

No entanto, o cientista contou com a ajuda de profissionais da Stony Brook University e de outras instituições dos EUA. “Nossa equipe inclui especialistas em dinâmicas de lasers, alta tensão, ciência dos materiais, engenharia e diagnósticos de feixe de luz”, afirmou Wang.

Elétrons a 80% da velocidade da luz

O laboratório ressalta que a criação do canhão a laser de corrente direta será um ponto de partida para o EIC. O canhão produzirá e disparar elétrons para dentro e ao redor do colisor com circunferência de 3,8 km.

Os componentes do canhão. Imagem: Brookhaven National Laboratory/Reprodução

De acordo com Wang, carros que vão de zero a 100 km/h em segundos não são nada se comparado ao poder desse canhão. “Essa aceleração é como ir de zero a mais de 800 milhões de km/h em cerca de dez bilionésimos de segundo”, diz Wang.

Além disso, o canhão de elétrons é extremamente eficiente em entregar raios de elétrons. Algo essencial para um colisor de partículas é a produção de feixes de elétrons em pequenos e compactos conjuntos para as partículas girarem (spin) na mesma direção.

Desse modo, o EIC será o primeiro colisor que consegue controlar e alinhar os spins de feixes de elétrons e íons.

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas