Ainda não sugamos todos os recursos naturais nem destruímos completamente o nosso planeta Terra. Cientistas dizem que criaram um combustível de aviação solar usando apenas luz solar, água e dióxido de carbono. Basicamente, eles criaram combustível a partir do ar.

É um feito impressionante e nos coloca mais próximos ao sonho de criar energia renovável a partir daquelas caixas sugadoras de recursos que conhecemos como aviões, carros e outros veículos de transporte. Cientistas europeus já conseguiram fazer isso usando luz solar simulada e concentrada a uma temperatura de quase 700 graus Celsius para converter e separar a água e o dióxido de carbono em um gás sintético feito de hidrogênio e monóxido de carbono. Esse gás sintético pode ser transformado em querosene.

Os cientistas, que trabalharam nisso por quatro anos dentro do projeto SOLAR-JET, criaram apenas uma jarra de combustível solar até agora, mas eles imaginam um futuro em que 20.000 litros de combustível de jato sejam feitos por dia.

Se eles conseguirem, aviões, carros e outros veículos terão um combustível muito mais limpo e ilimitado no futuro.

rubcej1rzmf1xuf0mdoy vzykmiekfhntsytewbi1