Deve ser divertido inventar coisas. Um dia uma coisa não existe, e na outra ela existe. Mas como você se sentiria se não soubesse exatamente o motivo da sua invenção funcionar? As cabeças por trás deste novo motor microscópico estão passando por isso.

Vitaly Svetovoy, da Universidade de Twente, na Holanda, é um engenheiro elétrico que recentemente anunciou um micromotor capaz de produzir forças poderosas usando apenas água e um pequeno choque de eletricidade. “Este atuador é o primeiro passo para motores de combustão verdadeiramente microscópicos”, explicou a equipe de Svetovoy em um artigo sobre o motor.

clqmeia9f8xldddmjgdsO único problema é que os cientistas não têm certeza de como a coisa funciona. Obviamente eles entendem as linhas gerais. O micro-motor de combustão consiste em uma câmara cheia de água com dois eletrodos rodando dentro dela. Quando a corrente passa pelo eletrodo, a água se dissocia em hidrogênio e oxigênio e forma nanobolhas. Quando a corrente é desligada, o volume das bolhas é o suficiente para deformar uma membrana que mantém tudo junto. Os cientistas não sabem o porquê.

De qualquer forma, ele produz bastante torque para um motor com apenas 100 nanômetros de largura. Eles acham que a força pode vir do hidrogênio e do oxigênio nas nanobolhas entrando em combustão espontânea, mas não têm certeza. Mas será que isso importa? Fazemos diversas coisas espetaculares com o nosso cérebro e não sabemos como ele funciona também. [Tech Review]

Imagem via Shutterstock