_Ciência

Cientistas obtêm foto de raios gama com melhor resolução da história

Imagem inovadora é do Pulsar de Vela, localizado a uma distância de cerca de 800 anos luz do centro da Via Láctea

Cientistas conseguiram registrar a foto de um feixe de raios gama com a melhor resolução da história. O feito foi publicado no The Astrophysical Journal. A resolução da foto é 40 vezes melhor que a melhor imagem anterior que a humanidade já havia registrado.

A imagem inovadora é do Pulsar de Vela, localizado na constelação da Vela. É o pulsar mais brilhante na banda de rádio do espectro eletromagnético. O pulsar mede cerca de 19 km de diâmetro e faz mais de 11 rotações completas a cada segundo. Ele está a uma distância de cerca de 800 anos luz do centro da Via Láctea.

Um novo telescópio projetado para raios gama realizou as observações. “Capturamos um total de vários trilhões de rastros com uma precisão de 1/10.000 milímetros. Ao adicionar informações de tempo e combiná-las com informações de monitoramento de atitude, fomos capazes de determinar ‘quando’ e ‘onde’ os eventos se originaram”, afirma em um comunicado o pesquisador Shigeki Aoki, da Universidade de Kobe (Japão).

O pesquisador explica que a nova abordagem pode permitir formas diferentes e complementares às observações de raios gama. Tanto no solo como no espaço.

“Por meio de experimentos científicos em balões, podemos tentar contribuir para muitas áreas da astrofísica e, em particular, abrir a telescopia de raios gama para a ‘astronomia multi-mensageira’, onde medições simultâneas do mesmo evento capturadas através de diferentes técnicas são necessário”, acrescentou Aoki.

Os cientistas planejam expandir a área e o tempo de observação nos próximos voos de balão, baseando-se no sucesso do experimento com balão de 2018, que gerou esses dados.

A foto alcança uma resolução 40 vezes superior àquela possível anteriormente. Imagem: The Astrophysical Journal/Reprodução

O que são raios gama e pulsares

Os raios gama são uma forma de radiação eletromagnética naturalmente presente em eventos astronômicos. Um desses eventos que jogam raios gama para o universo são os pulsares.

Eles são estrelas de nêutrons extremamente densas com campos magnéticos poderosos, emitem jatos luminosos de seus polos, os quais, à medida que o objeto gira, se direcionam para diferentes direções.

Os jatos desses pulsares assumem a forma de cones de luz gigantes, através dos quais a energia é liberada na forma de partículas aceleradas a quase a velocidade da luz.

Atualmente, conhecemos mais de 2000 pulsares, e acredita-se que o número de estrelas de nêutrons apenas na Via Láctea seja muito maior. Além da observação em rádio, é possível observar pulsares nas faixas visível, raio-X e gama.

O primeiro pulsar observado, o PSR B1919+2, gira uma vez a cada 0,01 segundos. Hoje se conhece pulsares que completam uma volta completa em um décimo do tempo.

Sair da versão mobile