_Android

Clarity: teclado virtual para Android quer consertar a correção automática

Dos criadores do ótimo SwiftKey, ele espera você continuar a frase antes de sugerir uma mudança.

Usuários do Android devem conhecer muito bem o SwiftKey, talvez a melhor opção de teclado para o sistema operacional do Google (e que também está no iOS 8). E o pessoal por trás deste excelente app agora tem um novo projeto de teclado virtual que busca simplificar ainda mais a sua vida na hora de digitar uma mensagem pela touchscreen — é o Clarity, que ainda está em versão beta, mas já se mostra bastante competente.

Por que uma empresa que já faz um excelente teclado decidiu fazer outro? O Clarity é mais simples do que o SwiftKey, sem opção de mudança de cores nem personalizações como o tempo de uma pressionada longa, entre outras coisas que o SwiftKey permite modificar. Em vez disso, ele tenta ser excelente em prever o que você quer escrever.

No SwiftKey, o usuário tem a opção de deixar o teclado substituir automaticamente uma palavra que talvez tenha sido digitada errada por outra que esteja certa. No geral, ele funciona muito bem e evita muitos erros de digitação, mas o sistema não é perfeito — às vezes ele substitui pela palavra errada e você só percebe quando já enviou a mensagem.

O Clarity tem um corretor automático diferente. Ele espera você continuar a frase para mudar o que você escreveu. Assim, consegue evitar que uma palavra fique sem sentido nenhum no meio da uma frase — e, se você não gostar da sugestão dada por ele, basta apertar o botão para apagar uma única vez que ele volta ao texto original. Bem mais simples do que o SwiftKey faz atualmente.

O Clarity está em fase beta e é gratuito para Android. Você pode instalá-lo por aqui, mas, por enquanto, não há muito o que aproveitar, já que ele não funciona com o nosso português. Mas estamos no aguardo do seu lançamento oficial e da inclusão do português brasileiro no futuro. [Gizmodo US]

Sair da versão mobile