Podem me chamar de antiquado, mas eu não gosto desses apps modernosos de anotações porque eu prefiro escrever minhas notas em papel. O app gratuito Classic Notes para Android traz essa nostalgia, e com um monte de funções a mais.

O que ele faz?

O Classic Notes + App Box é um app de anotações que parece muito o app Notas que acompanha o iPhone, ou mesmo o AK Notepad do Android, só que com muito mais funções, que são muitas porém bem integradas. De cara, o app é só um bloco de notas: você escreve, você digita, você anota, ele tem tudo que um app de notas precisa ter (importar arquivos .txt, compartilhar notas etc.) – mas ele tem diversas funções escondidas, como opções de conversão de unidades, calculadora de gorjetas, previsão do tempo, hora e data, busca na Wikipédia, e várias outras opções malucas (sério) que nem deveriam fazer parte de um app de anotações, mas são boas de se ter de reserva.

Por que gostamos dele?

Quando você tenta colocar muita coisa em um app só, você acaba desnorteando o usuário (eu me sinto assim com o Evernote), mas como o Classic Notes esconde todas essas funções em excesso no menu, você não fica perdido entre funções que não tem a ver com fazer anotações. É engraçado que eles colocaram funções inúteis (para mim), como calculadora de hipoteca ou de ingestão de água – mas ei, quanto mais, melhor. E quanto às anotações, você pode sincronizá-las com o Google Docs e Dropbox, além de adicionar compromissos ao Google Calendar/Agenda. É isso que torna o Classic Notes tão encantador: ele é supersimples de usar para quem quer apenas um bloco de notas, mas também conta com diversas funções para complementar suas anotações o máximo possível .

> Android Market, gratuito