Clientes enfrentam problemas em promoção da TIM; operadora responde
A TIM lançou há alguns meses a promoção de seis meses grátis de internet no celular, para quem adquirisse um plano pós-pago. Mas várias pessoas estão sendo cobradas pelo acesso à internet, em valores de centenas de reais. O que aconteceu? A TIM responde.
O leitor Pedro Marin contou para a gente por e-mail o problema que teve:
[P]arece que a TIM está cobrando caro pelo uso de internet das pessoas que entraram nos novos planos Tim Liberty com internet ilimitada gratuita por 6 meses. Aconteceu comigo e mais três amigos; pelo que andamos vendo na internet mais gente também foi cobrada. No meu caso, o primeiro mês não foi cobrado, mas para o mês de dezembro veio uma conta com pelo menos 184 reais de uso de internet!!
No site Reclame Aqui, várias pessoas relatam desde agosto casos de cobrança indevida, depois de adquirirem o plano Infinity. O plano promete 6 meses de internet grátis mas só entrega um mês – e aí tem gente sendo pega de surpresa com cobranças de centenas de reais. Esta é uma das reclamações:
Comprei um aparelho ELEGÍVEL na TIM na última sexta-feira. Fiz a solicitação através do 330 para ativar a promoção TIM Liberty Web 06 meses grátis. Hoje, após 72 horas ÚTEIS chegou o resultado que estava ativo um plano de 250mb, algo que nunca utilizei. As únicas vezes que utilizei internet no aparelho, uma cobrança de mais de R$180,00 veio em minha conta com relação à utilização de 22Mb da internet. Liguei novamente no 330, e em pediram MAIS 72 horas para realizar a ativação do Liberty Web no meu aparelho.
As reclamações citam valores de fatura na casa dos R$200, mas há faturas no valor de R$1000 e até R$2000. (Os valores muito altos não foram cobrados; valores mais baixos ou não foram cobrados, ou foram restituídos.)
A TIM vem respondendo os chamados no Reclame Aqui – o que é muito bom – e a resposta é basicamente a mesma: a TIM teve problema ao cadastrar o cliente na oferta (seis meses grátis de Liberty Web), e por isso ele foi cobrado. O que confunde as coisas é que aparentemente todos os clientes do plano pós-pago TIM Liberty têm um mês grátis para usar 250MB, então o cliente começa a usar internet de graça e acha que tudo está ok – até chegar a conta no mês seguinte.
Perguntamos para a TIM o que estava causando esses problemas. Via assessoria de imprensa, esta é a resposta oficial:
A TIM esclarece que, devido a uma falha sistêmica pontual – já regularizada -, alguns clientes podem ter sido cobrados indevidamente pelo uso do Liberty Web Grátis. A partir de hoje, dia 03 de dezembro, os usuários que adquirirem um dos aparelhos elegíveis à gratuidade do Liberty Web por seis meses terão o plano ativado automaticamente após a compra.
A operadora reforça que vêm trabalhando fortemente para melhoria da qualidade dos serviços e do atendimento ao cliente, prioridades estratégicas da companhia. Para outras informações, a TIM coloca à disposição de seus clientes os seguintes canais de atendimento: www.tim.com.br, *144 (pelo celular) ou 1056 (de qualquer telefone) para entrar em contato com o Centro de Relacionamento com o Cliente.
Ou seja, falhas pontuais geraram as cobranças para alguns clientes da promoção, e a partir de hoje, a TIM fez o compromisso: a promoção será ativada automaticamente para todos os clientes elegíveis logo após a compra. Ou seja, o problema parece estar resolvido daqui pra frente. Mas, se você ainda tiver dificuldades, os canais de contato com a TIM estão aí. [Valeu, Pedro!]
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