Clima em agosto: mês terá menos chuva e temperaturas acima da média
Depois de um mês de julho com temperaturas recordes ao redor do mundo, no Brasil, agosto terá um clima mais quente e com menos chuva, de acordo com previsões do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia).
Em boa parte do país, as temperaturas devem ficar acima da média para o mês, podendo superar os 28º C. Isso ocorre sobretudo em áreas do Pará, Maranhão, Piauí e Mato Grosso. Em parte do Nordeste, norte de Minas Gerais e oeste do Paraná, as temperaturas devem variar de 20° C a 25º C. Já nas áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, as massas de ar frio podem resultar em temperaturas inferiores a 10ºC.
Clima em agosto
O INMET prevê um volume de chuva próximo ou pouco abaixo da média histórica do mês no Norte e no Nordeste do país. Serão menos de 100 milímetros no noroeste da Região Norte e na costa leste do Nordeste.
Além disso, no oeste da Região Nordeste, o tempo é tipicamente seco, com previsão de volumes de chuva menores de 20 mm — ou nenhuma chuva em alguns locais. No Pará e no Amapá, a chuva pode ficar ligeiramente acima da média, possivelmente ultrapassando 60 mm.
No Centro-Oeste e Sudeste, os volumes também devem ficar próximos ou ligeiramente abaixo da média. Contudo, pode haver chuva localizada no litoral do Sudeste com a passagem de frentes frias pelo oceano. A redução de chuva no centro do país é comum, assim como a diminuição da umidade relativa do ar e a elevação das temperaturas máximas ao longo dos dias.
Por fim, na Região Sul, a previsão é de volumes próximos ou acima da média no leste dos estados. Os valores podem passar de 150 mm. Já no noroeste e no oeste do Paraná, a previsão é de chuva abaixo da média histórica, com volumes menores que 70 mm.