Clima mais quente está fazendo a Terra girar mais devagar
O movimento da Terra está sendo influenciado pelas mudanças climáticas, com o clima mais quente fazendo o planeta girar mais devagar, de acordo com cientistas.
Na segunda-feira (15), pesquisadores da ETH Zurich, da Suíça, publicaram um estudo que mostram uma relação entre o derretimento de camadas de gelo e o movimento da Terra.
As camadas de gelo polares estão derretendo devido ao clima mais quente, causando uma redistribuição de massa rumo à linha do equador. Essa mudança altera a velocidade de rotação da Terra.
Os pesquisadores usaram modelos avançados de IA para compreender o movimento polar, sendo o movimento do eixo de rotação da Terra em relação à crosta.
O movimento polar também é influenciado por movimentos no núcleo e no manto da Terra. Os pesquisadores usaram a IA para desenvolver um modelo que considera todos esses fatores para reproduzir precisamente o movimento polar desde 1900.
Dias mais longos
Com as camadas de gelo derretendo, os dias na Terra estão ficando mais longos. Segundo o estudo, a perda de gelo ocasionou um aumento de 1,33 milissegundos no dia.
Mesmo que imperceptíveis aos humanos, essas mudanças podem afetar a precisão de sistemas de navegação e cálculos para lançamentos e pousos de satélites.
Além disso, o estudo afirma que essa rotação devagar da Terra pode permanecer mesmo se houver uma redução nos efeitos das mudanças climáticas.
De acordo com Surendra Adhikari, co-autor do estudo, as mudanças climáticas estão derretendo tanto gelo que pode haver um grande impacto na forma como a Terra gira.
Por bilhões de anos, a velocidade da rotação da Terra foi influenciada pela Lua, desacelerando devido às forças gravitacionais da Lua cerca de 2,40 milissegundos por século.
No entanto, o estudo projeta que a Terra pode girar mais devagar se o clima ficar mais quente. Em 2100, os pesquisadores estimam que o derretimento de gelo pode ser uma influência maior que a Lua no movimento da Terra.