_Ciência

Clique, arraste e explore a nova estação espacial com este modelo 3D

O modelo 3D permite uma imersão no programa Artemis, apresentando os elementos da nova estação lunar Gateway

NASA lança modelo 3D para exploração de nova estação espacial.

Na última terça-feira (11), a NASA lançou um modelo 3D interativo da sua nova estação espacial lunar, a Gateway, atualmente em desenvolvimento.

Alberto Bertolini e Bradley W. Reynolds, do Laboratório de Animação Gráfica da NASA, desenvolveram o modelo 3D para o público conhecer um pouco mais sobre a nova estrutura que será colocada em órbita da Lua. “Clique, arraste e explore o exterior da estação espacial lunar através de múltiplos ângulos”, disse Bertolini ao anunciar a ferramenta.

Na prática, é muito simples utilizar modelo. No computador, clicando com o botão esquerdo do mouse, é possível rotacionar a nova estação espacial, enquanto o direito desloca a estação no panorama do modelo 3D. Com o botão de rolagem, você consegue ampliar a estação.

Já no celular, é possível movimentar facilmente a estação deslizando o dedo na tela, além de ampliar o modelo com o movimento de pinça. Acesse o modelo aqui.

Estação espacial lunar Gateway

A nova estação espacial será uma espécie de posto avançado, servindo como um laboratório científico, hub de comunicação e ponto de partida para futuras missões, que miram a Lua e, até mesmo, Marte.

Na prática, a estação é um componente crucial do programa Artemis. Aliás, a missão Artemis 4, prevista para 2028, será a primeira a usar a estação espacial.

Além da NASA, a construção contará com o apoio da ESA (Agência Espacial Europeia). Os europeus estão desenvolvendo módulos de habitação e reabastecimento, além de um sistema de comunicação.

Já a JAXA, agência espacial do Japão, vai trabalhar com a ESA para fornecer um sistema de suporte no módulo de habitação, bem como baterias para outros módulos, visando um papel no apoio logístico.

Todos os elementos que vão compor a estação espacial lunar Gateway. Imagem: NASA/Divulgação

Especialmente para a nova estação espacial lunar, a CSA (Agência Espacial Canadense) desenvolve a terceira e nova versão de um braço robótico que já é usado na ISS (Estação Espacial Internacional), o Canadarm3. Ele servirá para lançar cargas no espaço, receber naves visitantes e ajudar astronautas em caminhadas espaciais.

No entanto, antes de tudo isso chegar à estação espacial lunar, a NASA lançará os primeiros módulos HALO (Posto Avançado de Habitação e Logística) e o PPE (Elemento de Energia e Propulsão).

Os dois elementos vão chegar à órbita lunar a bordo de um foguete Falcon Heavy, da SpaceX, com lançamento previsto para 2025. Portanto, vai demorar algum tempo até conseguirmos ver a estação espacial lunar em operação, mas o modelo da Nasa já serve como um teaser.

Além disso, em junho, a NASA lançou um vídeo em 3D detalhando todos os elementos da estação espacial lunar citados acima. Assista:

 

Sair da versão mobile