Coincidência? 5 vezes em que “Final Fantasy 16” se inspirou em “Game of Thrones”
“Final Fantasy 16”, um dos jogos mais aguardados deste ano, chegou oficialmente no mês passado, trazendo os tradicionais elementos de RPG e algumas inovações interessantes no sistema de combate, que agradaram bastante ao público. No entanto, uma coisa chamou bastante a atenção dos jogadores: a semelhança com a série “Game of Thrones”.
Sim, de fato, os desenvolvedores adicionaram muitas referências do universo criado por George R. R. Martin ao jogo. O criador da franquia, Naoki Yoshida, reconheceu que as primeiras quatro temporadas da série foram importantíssimas para a definição do tipo de narrativa que o título iria entregar aos jogadores.
Além disso, o elenco de dublagem também precisou assistir algumas temporadas para entender o tom dramático do universo de fantasia do game. O resultado final: Uma lista de referências bem claras à série da HBO Max, mas que não soam como cópia, já que, de certa forma, acabam se encaixando de uma forma bem particular ao universo de “Final Fantasy”.
Veja o trailer do game abaixo:
Confira 5 vezes em que “Final Fantasy XVI” se inspirou em Game of Thrones:
1. Clive Snow?
A primeira coisa que chama a atenção entre o game e a série do HBO é o fato de os personagens Clive Rosfield e Jon Snow serem tão parecidos. Além da aparência física, cabelos escuros, levemente despenteados, ambos também possuem uma cicatriz no rosto. Embora as marcas sejam em posições diferentes, a semelhança no visual é evidente.
Além da parte visual, o arco dos personagens é bem parecido. Os dois estão longe de serem prioridade em suas famílias e têm suas vidas completamente transformadas após tragédias pessoais. Além disso, ambos têm ligação com criaturas relacionadas ao fogo, sendo Clive com o demônio Ifrit e Jon Snow aos dragões, já que possui sangue Targaryen.
2. Inspiração em Westeros
Assim como Westeros, Valisthea é um local cercada de segredos e mitos milenares. O local conta com uma série de casas, com costumes, crenças e intenções bem diferentes. Os vários conflitos por poder, ponto fundamental da narrativa de “As Crônicas de Gelo e Fogo”, também fazem parte do jogo.
3. Referências aos lobos da casa Stark
Logo nos primeiros episódios de “Game of Thrones”, os filhos do lorde Eddard Stark são presenteados com filhotes de lobo gigante, que nada mais são que o grande símbolo dos guardiões de Winterfell. É neste ponto da história que Jon Snow conhece um de seus companheiros mais fiéis, Fantasma.
Em “Final Fantasy 16”, Clive conta com o fiel Torgal, que além de acompanhá-lo por grande parte do jogo — assim como Fantasma ajuda Snow –, também pode auxiliar em diversas batalhas com uma série de formas bem efetivas — e, às vezes, até com movimentos especiais.
4. Elenco de dubladores com atores de “Game of Thrones”
Harry Lloyd, dublador de Ultima no título, interpretou o irmão mais velho de Daenerys — o odiado Viserys Targaryen, que acabou sendo brutalmente assassinado por Khal Drogo. Outro ator de Game of Thrones que participou de “FFXVI” é Ralph Ineson, intérprete de Cid. Na produção ele deu vida a Dagmer, servo da Casa Greyjoy das Ilhas de Ferro.
5. “Final Fantasy XVI” tem seu próprio Hodor
Um dos personagens mais memoráveis da série é Hodor, que ajuda o jovem Brandon Stark com seus problemas de locomoção. Ele adquiriu a condição após Jaime Lannister empurrá-lo de uma altura considerável para manter um segredo a salvo, logo no primeiro episódio da série.
Por outro lado, em “Final Fantasy XVI”, os jogadores interagem com Goetz, um homem forte, de alta estatura e pouco inteligente. Coincidentemente ou não, ele também carrega uma pessoa sobre uma estrutura que lembra uma cadeira em suas costas. É impossível não relacionar os dois personagens.