O importante na tecnologia não é a tecnologia em si, mas o uso que se faz dela. Nesse sentido, o Verbally é um dos exemplos mais geniais de apps que eu vi nos últimos tempos, pois é realmente muito útil para muitas pessoas – com total capacidade de mudar as suas vidas para melhor.

Em vez de carregar um papel e uma caneta para ajudar a se comunicar, uma pessoa com deficiência de fala pode baixar o Verbally, um app gratuito para iPad, e ter nele uma ferramenta completa para ajudar a ter diálogos mais fluidos. O app tem um algoritmo próprio para autocompletar, assim como listas de palavras de frases comuns. Com o toque de um botão, ele fala em voz alta a frase escrita. Há também uma opção para que o aplicativo vá falando as palavras individualmente à medida que o usuário as escreve.

O aplicativo, por enquanto, pode ser usado em inglês, francês, romeno, alemão, russo e espanhol. Não há nada no site oficial que indique planos para novas línguas, mas pelo simples fato do app não ser apenas em inglês, eu já me sinto esperançoso de que novas línguas estejam sendo preparadas, inclusive o português.

De qualquer forma, o Verbally é algo que transforma, para muita gente, o iPad em algo mais do que um simples tablet. Não duvido que muita gente considere comprar um apenas por causa da melhoria que este aplicativo pode trazer às suas vidas. [Verbally via TechCrunch]