Ficar pelado na frente de uma multidão ou cair de um precipício: afinal, quais são os sonhos mais comuns? Um levantamento do site britânico Mornings usou as pesquisas do Google para entender o que as pessoas de cada país andam sonhando enquanto dormem.
Em todo o mundo, o sonho mais comum parece ser aquele que envolve cobras. E o Brasil é campeão de buscas: todos os meses, uma média de 352 mil pessoas pesquisam no Google qual o “possível significado” de sonhar com esses répteis.
Isso se repete na Turquia, mas com menos frequência: por lá, a média é de 214 mil pesquisas sobre o assunto por mês.
Em comum, Brasil e Turquia são países onde existem diversas espécies de cobras, o que poderia explicar a incidência. Mas a pesquisa mostrou algo interessante: este continua sendo o sonho mais comum, mesmo nos lugares onde esses animais são raros, como no Reino Unido.
Na Grã-Bretanha, onde quase não existem cobras venenosas, sonhos com serpentes só ficam atrás de “sonhar com dentes caindo” – um pesadelo visto com frequência em grande parte da América do Norte e na Europa Ocidental.
Isso não é novidade. Existem registros de pessoas que sonham com a queda dentária desde 200 d.C. Por muitos anos, isso era interpretado como prenúncio de morte na família. Hoje, muitos relacionam o sonho como “medo de envelhecer”.
Nos EUA, uma média de 81 mil pessoas pesquisa sobre a queda de dentes por mês. Por lá, também é comum sonhar com férias, ameaças de ursos e aranhas.
Sonhos mais populares no mundo
É interessante analisar os “campeões de audiência” nos sonhos da população de cada país. Na Argentina, o mais comum é sonhar com aranhas, enquanto a Bolívia sonha muito com bebês.
Quem mora na Groenlândia imagina muita neve enquanto dorme — ah vá?. Já os gregos sonham muito com chapéus (?). Já países como Arábia Saudita, Argélia e República Democrática do Congo sonham muito com casamento.
Em Madagascar, o mais comum é pesquisar sobre sonhos com antigos relacionamentos, enquanto a Indonésia e Alemanha buscam o significado de dormir pensando em gravidez.