Cultura

Com Taylor Swift, Super Bowl tem a maior audiência desde o “homem na Lua”

Cerca de 123 milhões de pessoas acompanharam a final do Super Bowl com a presença de Taylor Swift, show de Usher e até anúncio de Beyoncé
Imagem: NFL/Reprodução

O Super Bowl do último domingo (11), com a final da NFL — entre os times Kansas City Chiefs e San Francisco 49ers — atingiu a segunda maior audiência da história da TV norte-americana, de acordo com a BBC. Aliás, a cantora Taylor Swift veio de sua turnê no Japão só para assistir o namorado Travis Kelce jogar na partida.

Com todas as emissoras somadas (CBS, Nickelodeon, Univision e as plataformas de streaming Paramount+ e NFL+), a audiência foi de cerca de 123 milhões de pessoas. O que representa um aumento de 7,4% em relação à final do ano passado.

Isso significa que a partida ficou atrás apenas do pouso da Apollo 11 na Lua, em 1969. Na época, a chegada de Neil Armstrong e Buzz Aldrin ao solo lunar foi assistido por cerca de 125 a 150 milhões norte-americanos.

A emissora CBS obteve sozinha cerca de 120 milhões de telespectadores ligados na sua transmissão. Este é o recorde de maior audiência para uma transmissão numa única rede.

A partida acabou com a vitória do Kansas City Chiefs por 25 a 22 na prorrogação no Allegiant Stadium, em Las Vegas, nos EUA.

Além de ser a final da competição, o show durante o intervalo de Usher e a presença de Taylor Swift, por exemplo, também tiveram um impacto na audiência.

Efeitos na audiência

Cerca de 20% das pessoas entrevistadas pela empresa de pesquisa de mercado Numerator disseram que estavam torcendo por Travis Kelce, do Kansas City CHiefs, por ser namorado de Taylor Swift.

Por outro lado, para o show de Usher, 82% dos espectadores acompanharam o cantor, que também teve as participações especiais de Alicia Keys, H.E.R, Will.i.am, Lil John, Jermaine Dupri e Ludacris.

Além disso, o Super Bowl ainda teve uma aparição de Beyoncé num comercial. Posteriormente, a cantora anunciou seu segundo álbum para março nas redes sociais e liberou duas canções nas plataformas.

Pedro Ezequiel

Pedro Ezequiel

Pedro Ezequiel é jornalista pela ECA - USP. Passou pela Rádio USP, Jornal da USP, UOL e DOC Films. Não dispensa café e podcast. É fã de "Moleque Atrevido" do Jorge Aragão.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas