_Samsung

Como a Samsung dos anos 80 imaginava os tempos atuais

Em 1988, a Samsung decidiu imaginar como seria o futuro para ajudar a vender seus produtos. Afinal, muitas vezes futurismo e propaganda andam de mãos dadas. E como era esse futuro? A Samsung disse que veríamos em suas TVs um candidato inusitado à presidência dos EUA: Morton Downey Jr., apresentador de um talk show polêmico […]

Em 1988, a Samsung decidiu imaginar como seria o futuro para ajudar a vender seus produtos. Afinal, muitas vezes futurismo e propaganda andam de mãos dadas. E como era esse futuro?

A Samsung disse que veríamos em suas TVs um candidato inusitado à presidência dos EUA: Morton Downey Jr., apresentador de um talk show polêmico nos anos 80. Ele seria presidente dos EUA em 2008… mas ele morreu de câncer de pulmão em 2001. Bem, pelo menos a Samsung acertou que, trinta anos depois, ainda teríamos suas TVs.

A propaganda também dizia que bifes seriam os alimentos mais saudáveis de 2010, e que seu micro-ondas seria o dispositivo ideal para cozinhá-lo. Bem, dietas ricas em proteína viraram moda há alguns anos (como a Atkins ou Paleo), mas continua sendo bem estranho preparar um bife no micro-ondas. (A Samsung ainda fabrica micro-ondas, mas não vende no Brasil.)

A previsão que mais deu errado foi de que o game show Roda da Fortuna seria apresentado por um robô, e que ele seria gravado no futuro em um videocassete. Robôs-apresentadores de TV ainda estão para vir no futuro (talvez?), enquanto videocassetes já foram deixados no passado. E a Samsung ainda foi processada por causa desse robô: ele é muito semelhante a Vanna White, apresentadora de longa data do programa, que não foi paga pelo uso de sua imagem. Em 1993, a Samsung teve que lhe pagar US$403.000. [Smithsonian]

Sair da versão mobile