_Cultura

Como assistir à trilogia clássica de Star Wars sem as modificações feitas por George Lucas

George Lucas fez diversas alterações na trilogia clássica de Star Wars com o passar do tempo - eis como fazer para ver os filmes do jeito que foram exibidos.

O primeiro filme da trilogia clássica de Star Wars estreou em 1977, mas, quase 40 anos depois da sua estreia, não é muito fácil conseguir assistir à versão exibida nos cinemas. Isso porque, com o passar do tempo, George Lucas foi alterando não apenas o Episódio IV – A Nova Esperança no futuro, quanto também modificou algumas coisas nos episódios V e VI.

O problema é que nem sempre essas mudanças foram positivas. E isso deixou fãs bastante irritados. Eles querem assistir à trilogia clássica da forma como ela foi concebida originalmente, não com retoques de efeitos especiais feitos décadas depois da estreia, ou com Greedo atirando primeiro. E, como fãs unidos costumam ser fortes, eles conseguiram “recuperar” a versão clássica dos filmes. Eis como você pode fazer para assistir.

O usuário Harmy do fórum originaltrilogy.com é um dos que tentou recriar a trilogia clássica no que ele chama de Despecialized Edition (quando os filmes foram relançados em 1997, George Lucas adicionou um “Special Edition” a eles. A ideia desses fãs é de “desespecializar” os filmes). Os fãs restauraram os filmes da maneira como foram exibidos no cinema a partir de colagem de cenas presentes em outras versões, incluindo uma lançada em 2008 em baixa resolução que preservava os filmes originais.

O resultado é a trilogia clássica sem alterações em 720p, algo que você não consegue nas versões disponíveis em DVD, Blu-Ray ou até mesmo em serviços de streaming. Harmy criou até um álbum no Google+ detalhando as alterações, além de tópicos no originaltrilogy.com – um para Uma Nova Esperança, um para O Império Contra-Ataca e outra para O Retorno de Jedi.

Como assistir? Uma das formas é baixando através do fórum tehPARADOX. Para isso, você precisará usar um software chamado JDownloader – aqui, em inglês, um tutorial explica como fazer. Vários vídeos no YouTube explicam, em português, como usar o programa, caso você precise de mais ajuda. É necessário cadastro no tehPARADOX para baixar os filmes.

Se você não quiser criar uma conta por lá, tem outra forma de conseguir: vá até seu site de buscas preferidos de torrents e procure por “star wars despecialized edition”, e com certeza diversas opções vão aparecer.

A legalidade do projeto é questionável, e por isso os criadores recomendam que os usuários só baixem caso tenham os filmes em Blu-Ray em casa.

O filme só entra em cartaz no Brasil na quinta-feira, então talvez dê até tempo de assistir aos três antes de ir ao cinema para ver O Despertar da Força.

Se você preferir não partir para esses meios para ver o filme, não há muito o que fazer. Quem sabe um dia a Disney decide relançar os filmes originais. Até lá, o único jeito de assistir Star Wars do jeito como foi concebido é esse, infelizmente.

[LifeHacker]

Sair da versão mobile