Eles chegaram. Alguns dias depois do anúncio oficial, os apps pagos agora estão disponíveis no Android Market brasileiro. Assim como seus colegas com iPhone, você vai ter que se segurar para não gastar muito no cartão de crédito. E comprar apps é bem fácil.

Primeiro, você escolhe qual app quer comprar. Eu decidi levar a versão completa do Bonsai Blast. Como você pode ver, o valor é exibido em reais – agora todo preço do Market é mostrado na moeda corrente do país – mas será cobrado no cartão na moeda que o desenvolvedor escolheu (no caso, dólares). Segundo o leitor Danilo, você não precisa ter cartão de crédito internacional para fazer compras.

Toque em Comprar. Se for sua primeira compra, você precisa se cadastrar no Google Checkout – serviço de pagamentos do Google. Isso é feito direto no celular: insira suas informações, toque em Salvar e você poderá comprar o app. Ele será baixado automaticamente, o valor será cobrado no seu cartão e você poderá usá-lo em instantes. (O recibo da compra vem por e-mail.) Da próxima vez que você comprar um app, bastam dois passos: tocar em Comprar e confirmar a compra.

Vale lembrar que o Android Market tem política de reembolso: se você se arrepender de uma compra, pode pedir reembolso em até 24 horas, tocando apenas um botão. Mas cuidado: uma vez solicitado o reembolso, você não pode mais pedir de novo – e, se você resolver comprar o app novamente, não terá mais direito a reembolso. O problema é que pedir reembolso é muito fácil e pode ser feito acidentalmente: o Market não pede para você confirmar o processo; e se você tocar no botão, não tem mais volta. E, se você planejava comprar apps, devolver, comprar de novo e assim sucessivamente, saiba que isso não é possível.

Se você precisar de dicas para apps pagos, visite a seção "Principais aplicativos pagos" no Android Market, ou veja a página de apps pagos populares no Appbrain. Agora que você pode comprar apps no Android Market, quais você quer levar?