Tecnologia

Como é o “UFL”, novo game de futebol que recebeu US$ 40 milhões de Cristiano Ronaldo

O game ainda não tem previsão de lançamento, mas será disponibilizado gratuitamente para Xbox Series S/X, PlayStation 4, PlayStation 5 e PC

A franquia “FIFA”, da Electronic Arts, domina há décadas o segmento de simuladores de futebol. Embora séries como “Pro Evolution Soccer”, da Konami, tenham alcançado um relativo sucesso, nunca conseguiram superar a franquia da EA em popularidade — e muito menos em arrecadação financeira.

Atualmente, a Konami se concentra no “eFootball”, um game de futebol multiplataforma gratuito. O título tem a proposta de oferecer desafios online que são constantemente atualizados, mas ainda está bem longe de brigar de igual para igual com os líderes da categoria.

Em breve, “EA Sports FC” e “eFootbal” devem ganhar um novo concorrente de peso, “UFL“, que será liberado gratuitamente para Xbox Series S/X, PlayStation 4, PlayStation 5 e PC.

Recentemente, o simulador recebeu um investimento de US$ 40 milhões, aproximadamente R$ 200 milhões, do astro português Cristiano Ronaldo, que já era embaixador do game.

Até o momento, o projeto não tem previsão de lançamento. O título está sendo desenvolvido pela Strikerz na Unreal Engine, motor gráfico da Epic Games, e acabou adiado em agosto do ano passado por motivos que não foram divulgados. No entanto, o jogo já está nas fases finais de desenvolvimento, uma vez que já passa por testes beta com um grupo fechado de jogadores.

O estúdio responsável pelo novo simulador já divulgou uma série de de gameplays na internet que mostram que o projeto tem potencial de cativar os fãs de futebol em todo o mundo.

Um ponto negativo, no entanto, é que o game não terá as famosas licenças para utilizar imagens de clubes e ligas ao redor do mundo, fator que é decisivo para os jogadores que buscam uma experiência mais próxima da realidade.

Muito disso se deve ao fato de a franquia da EA ter, há bastante tempo, acordos com associações de futebol de todo o planeta, algo que dificulta a ascensão de novos jogos que tentam se aventurar entre os simuladores de futebol.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas