_Tecnologia

Como emojis podem conectar pessoas de diferentes países

Nesta segunda (17), é comemorado o "Dia Mundial do Emoji". Confira algumas curiosidades sobre os emojis e como surgiu a data

Como emojis podem conectar pessoas de diferentes países

Imagem: Unsplash/Reprodução

Você já parou para pensar sobre a diversidade de emojis? Seja em conversas com colegas de trabalho, com a família ou amigos, essas “carinhas” estão muito presentes no nosso dia a dia. E elas têm até um dia só para celebrá-las: nesta segunda-feira (17) é comemorado o “Dia Mundial do Emoji”.

Na prática, os emojis fazem muito mais do que expressar emoções. Eles também podem ser considerados símbolos que refletem nossa cultura e hábitos. Além disso, cumprem importante papel na comunicação digital, e até mesmo para conectar pessoas de diferentes nacionalidades.

Segundo pesquisa realizada pela Preply — uma plataforma de idiomas –, os emojis são fundamentais na comunicação entre diferentes línguas. Conforme apontou o estudo, 45% dos entrevistados dizem que esse recurso ajuda as pessoas a se entenderem quando não falam o mesmo idioma.

“Isso demonstra como emojis e stickers, por exemplo, se tornaram uma linguagem universal e como podem nos auxiliar na compreensão do outro, além de estimular a nossa criatividade quando os associamos às palavras, tornando o aprendizado de idiomas mais envolvente, memorável e divertido”, afirma Sylvia Johnson, especialista em idiomas na Preply.

A plataforma realizou o levantamento neste mês, com cerca de 1.530 respondentes das cinco regiões do Brasil. Além disso, a pesquisa também revela que as carinhas estão quase empatadas com as figurinhas do “zap”, entre os recursos visuais mais usados pelos brasileiros.

Os stickers do WhatsApp são os mais usados por 69% dos entrevistados, enquanto 66% utilizam mais os emojis. O terceiro lugar no ranking fica com a dupla GIFs/imagens animadas (51%).

Veja os 10 emojis mais populares no Brasil

Uma lista com os emojis mais usados no país foi feita com base no ranking de popularidade das carinhas, de acordo com a Emojipedia. Eles realizaram a pesquisa no dia 29 de junho. Confira os símbolos favoritos dos brasileiros:

😂 – 58%
❤️ – 52%
😊 e 👍 – 39%
😉 – 30%
🤩 – 28%
🫶 – 24%
🤔 – 23%
🥹 – 22%
😭 – 21%
👀 – 18%

Vem aí novos emojis

 

Imagem: Emojipedia/Reprodução

Uma lima, uma fênix e um cogumelo castanho, por exemplo, estão entre os emojis que devem chegar aos teclados entre 2023 e 2024.

A Emojipedia lançou recentemente a tradicional lista de novas carinhas e símbolos a serem aprovados. A versão Emoji 15.1 inclui também uma carinha amarela balançando na vertical, e outra na horizontal, simbolizando uma pessoa concordando ou discordando de algo. Além disso, uma corrente partida também faz parte da lista de novidades.

O consórcio Unicode, responsável pela biblioteca de símbolos que são depois adaptados a todas as plataformas, deve aprovar os emojis em setembro. Posteriormente, as novas carinhas podem chegar aos dispositivos Android no final do ano e aos dispositivos Apple só na primeira metade de 2024.

Como surgiu a data

O dia 17 de julho pode aparecer como símbolo no seu celular. Isso porque, em alguns sistemas operacionais, o emoji de calendário traz o dia 17 de julho no desenho. A data marca o dia em que a Apple anunciou pela primeira vez o calendário pessoal, desenvolvido em 2002. Com isso, o idealizador do site Emojipedia escolheu a data para o “Dia Mundial do Emoji”.

Outra curiosidade é que esses símbolos têm origem no Japão. Shigetaka Kurita inventou os emojis enquanto trabalhava como designer de interface na empresa de telefonia celular japonesa NTT DoCoMo, buscando uma comunicação mais humana. Agora, já temos disponíveis mais de 4 mil emojis, e eles se tornaram fundamentais na nossa rotina.

Sair da versão mobile