_YouTube

Como encontrar comentários antigos que você fez em vídeos no YouTube

Não existe uma maneira fácil de fazer isso. Mas dá para tentar apelando para a boa e velha "gambiarra". Veja como fazer

Como encontrar comentários antigos que você fez em vídeos no YouTube

A seção de comentários do YouTube é uma ótima maneira de interagir com criadores de conteúdo e seus espectadores. Há de tudo por ali: sacadas bem humoradas, dicas valiosas e mensagens maldosas de haters, é claro.

Apesar de a plataforma estar sob o guarda-chuva do Google, o app do YouTube não oferece uma função própria para pesquisar comentários. A tarefa se torna ainda mais complicada ao entrar em canais que tem milhares de comentários.

Além disso, o sistema agrupa as respostas de comentários, o que dificulta ainda mais a procura por uma mensagem específica. Não existe também um recurso que entrega de cara os próprios comentários que o usuário fez na plataforma.

Infelizmente, para resolver esses problemas ainda precisamos nos render à boa e velha gambiarra. Confira abaixo algumas dicas.

Como pesquisar comentários no YouTube

Existem duas maneiras simples de pesquisar um comentário específico no YouTube. Infelizmente, nenhuma delas pode ser feita com o aplicativo para celular da plataforma.

A primeira é entrar no site do YouTube e abrir a função de pesquisa do navegador de internet – podendo usar o atalho “Ctrl + F”, no Windows; ou o “⌘ + F” no Mac. A partir daí, basta digitar a palavra-chave ou frase para que o navegador destaque na página o comentário procurado.

Porém, aqui também tem um outro agravante. O site do YouTube não carrega todos os comentários de uma vez, o que demanda que você fique rolando a seção de comentários até o final para encontrar uma determinada mensagem.

A outra opção é instalar uma extensão no navegador que facilite a pesquisa de comentários. Um exemplo é o YCS, disponível gratuitamente para o Chrome e Firefox. Após instalada, a extensão será carregada entre a descrição do vídeo e a seção de comentários.

Como procurar um comentário que você fez

Agora, se está procurando um comentário feito por você em algum vídeo, a maneira mais rápida é também por meio do site do YouTube para computador.

Ao carregar o site, clique na opção “Histórico”, disponível no menu esquerdo da plataforma. Em seguida, basta selecionar no menu da direita a opção “Comentários” para apresentar o histórico de mensagens. Para pesquisar um determinado comentário, também será preciso utilizar da função de pesquisa do Chrome ou Firefox.

O YouTube afirma que ao deletar um comentário, pode levar algumas horas até que a mensagem seja totalmente removida da plataforma.

Sair da versão mobile