_Tecnologia

Como escolher a melhor TV para jogar no PlayStation 5 e Xbox Series X

Conheça as cinco tecnologias essenciais que precisam estar presentes em uma TV para jogos, como HDR, VRR e HDMI 2.1

TV com PS5

Se você tem um PlayStation 5 ou Xbox Series X, vai precisar de uma TV para jogos com tecnologias específicas para aproveitar ao máximo o potencial dos consoles. Alguns exemplos são os recursos de taxa de atualização variável (VRR), imagens em 4K e tempo de resposta rápido.

As TVs para jogos, especificamente, precisam ter atraso de entrada mínimo e boa resposta rápida de movimento, sem aplicar desfoque nas imagens em movimento. Às vezes, encontrar o modelo ideal pode ser difícil. Por isso, o Giz Brasil lista a seguir cinco tecnologias essenciais em uma TV para jogos.

HDMI 2.1

Para aproveitar ao máximo um PlayStation 5 ou Xbox Series X, a TV deve ter pelo menos uma interface HDMI 2.1. Esse é o padrão mais recente e tem maior largura de banda — 48 Gbps, acima dos 18 Gbps do HDMI 2.0. Além disso, o recurso permite aproveitar outros benéficos específicos para jogos, como taxa de atualização variável (VRR) e modo automático de baixa latência (ALLM).

O HDMI 2.1 também é necessário para transmitir imagens em resolução 4K a até 120 quadros por segundo. A interface ainda oferece suporte ao canal de retorno de áudio melhorado (eARC), que permite que transmitir áudio em qualidade lossless para uma soundbar ou receptor compatível.

High Dynamic Range (HDR)

O High Dynamic Range (HDR) faz com que a TV exiba uma faixa mais ampla de tons de cores entre as partes mais escuras e mais claras da imagem. Com isso, os jogos podem ter mais detalhes e cores mais vibrantes que se aproximam do conteúdo pensado pelos desenvolvedores.

A maioria das televisões modernas tem suporte nativo a HDR, até mesmo as mais baratas. Vale mencionar que o recurso de HDR aprimora não só imagens em TV para jogos, como também de filmes compatíveis com a tecnologia.

HDR Gaming Interest Group (HGiG)

A função de HDR Gaming Interest Group (HGiG) age de forma parecida com o HDR. Ele é um padrão que define as cores da tela e ambiente como pretendido pelos desenvolvedores dos jogos. Dessa forma, o recurso compensa os tons de cores das partes claras e escuras da tela com mais precisão.

Na prática, o HGiG funciona junto ao HDR para entregar imagens ainda mais brilhantes e com cores mais vivas. Alguns modelos de TV para jogos que têm esse recurso são os modelos das linhas OLED e Nanocell, da LG, e da linha QLED, da Samsung.

Modo automático de baixa latência (ALLM)

O modo automático de baixa latência permite que ao videogame mudar sozinho o modo da imagem em uma TV para jogos para reduzir o atraso entre os comandos nos controles e os quadros exibidos na tela. Isso permite eliminar alguns milissegundos de atraso, tornando os comandos mais precisos.

Aliás, a televisão ainda pode alternar de volta para o modo “normal” ao desligar o videogame e trocar para um filme ou aplicativo de streaming.

Taxa de atualização variável (VRR)

Talvez a tecnologia mais importante em uma TV para jogos, a taxa de atualização variável (VRR) reduz casos de stuttering e tearing nas imagens dos jogos. Esses problemas de engasgos e deslizamentos acontecem quando há quedas grandes na quantidade de quadros exibida pela tela.

Com o VRR, a taxa de quadros por segundo dos jogos são sincronizadas com a tela. Assim, a televisão não irá mostrar o próximo quadro até que ele esteja pronto, o que pode tornar a imagem mais suaves e responsivas.

Sair da versão mobile