_Tecnologia

Como fazer a busca perfeita no Google em 4 dicas

Confira como perder menos tempo fazendo buscas na internet por meio no Google e achar mais facilmente o que procura

Como fazer a busca perfeita no Google em 4 dicas

Imagem: Unsplash/Reprodução

Estima-se que a internet tenha (por baixo) mais de 1 bilhão de sites em todo o mundo. Por mais que boa parte deles não sejam mais atualizados, cerca de 250 mil novos sites são criados todos os dias.

Diante desses números, pesquisar um determinado conteúdo pode se tornar muitas vezes em uma árdua tarefa — como se fosse realmente procurar uma agulha no palheiro. A boa notícia é que o Google conta uma série de operadores/modificadores que ajudam nessa tarefa de filtrar os conteúdos e achar mais facilmente o que procura.

Pensando nisso, o site Fast Company fez uma lista com dicas de como melhorar seus resultados de busca. Confira algumas delas!

Excluindo termos no Google

Para facilitar a busca, o Google permite excluir determinados termos da pesquisa por meio do operador “-” (o sinal de menos). Por exemplo, para pesquisar páginas sobre a Apple, mas sem incluir conteúdos sobre o iPhone, basta usar o sinal de menos seguido da palavra-chave “iPhone”, desta maneira:

Apple -iPhone

Este mesmo recurso pode ser usado para pesquisar termos e nomes compostos, por meio do uso das aspas. Para procurar resultados sobre o iPhone, mas sem incluir o iPhone 13, basta digitar:

iPhone -“iphone 13”

Pesquisar em apenas um site específico

O Google também permite fazer buscas internas em um determinado site. Por exemplo, caso queira ver matérias sobre o iPhone publicadas apenas aqui no Giz Brasil, basta digitar no campo de busca a palavra-chave “Iphone” seguido de “site:” e do endereço do site. Fica assim:

iPhone site:gizmodo.uol.com.br

Pesquisa em um determinado período

Em complemento à dica anterior, também é possível refinar a busca pelo período que a matéria foi publicada, podendo escolher ano, mês ou mesmo dias específicos.

Ainda usando o iPhone e o Giz Brasil como exemplos, é possível voltar em 2008, quando publicamos as primeiras matérias sobre o celular da Apple, quando o aparelho finalmente chegou ao Brasil.

Para fazer isso, basta fazer a busca e, logo em seguida, clicar no botão “Ferramentas”, situado logo abaixo da caixa de pesquisa. Na opção “Em Qualquer Data”, é possível escolher o período de busca.

Pesquisas com o “AND”

Os operadores booleanos também podem ser usados para fazer pesquisas perfeitas no Google, como é o caso do AND (“e”, em inglês). Porém, para funcionar ele precisa estar em maiúsculo, caso contrário, ele será tratado como palavra-chave.

O AND ajuda a fazer uma única pesquisa com vários termos relacionados, como buscar por conteúdos sobre somente as últimas três linhas de iPhones lançados, conforme a seguir:

iPhone 12 AND iPhone 13 AND iPhone 14

Sair da versão mobile