A internet é um lugar imenso e que não para de crescer. E por isso não surpreende que muitos usemos ferramentas para guardar artigos que nos interessam mas que não temos tempo de ler imediatamente. Até aí tudo bem. O problema é que essas listas de leitura são como uma bola de neve e crescem sem que você consiga controlar tudo o que é inserido nelas. Selecionamos algumas dicas para ajudá-lo a dominar sua lista com a ajuda da sua ferramenta de preferência.

Coloque tudo no mesmo lugar

Se os artigos que você quer organizar estão espalhados por todos os lados – no seu email, favoritos do navegador, apps de notícias – então a primeira coisa que você precisa fazer é uma faxina e arrumação. Coloque tudo em um único lugar e assim vai ser bem mais fácil encontrar as coisas depois.

lista-de-leitura-2

O Pocket e o Instapaper são os serviços de listas de leitura mais conhecidos do momento, mas estão longe de ser os únicos. Ainda assim, ambos são versáteis, lidam bem com vídeos e outros tipos pouco convencionais de conteúdo além dos posts de blog tradicionais.

Além disso, tanto Pocket quanto Instapaper se conectam muito bem a apps de terceiros, assim você consegue salvar conteúdo a partir do smartphone ou da web com facilidade. Isso também vale para o IFTTT, que pode receber conteúdo de RSS, email, Twitter e várias outras fontes.

Conheça o app que você escolheu

Qualquer que seja o app escolhido, tenha certeza de que você entende todos os recursos e funcionalidades que ele oferece – tire um tempo para fuçar na interface e ver o que está disponível para ajudá-lo a reduzir a sua lista de links salvos a um tamanho razoável.

lista-de-leitura-3

O Instapaper, por exemplo, permite a criação de uma série de pastas para armazenamento de artigos. Com isso, dá para priorizar os mais importantes ou dividi-los em categorias. Você também pode ver quanto tempo cada artigo leva para ser lido em um sumário abaixo do título. Assine uma conta premium para ativar o recurso de narração de artigos e um modo de leitura rápida que exibe uma palavra por vez.

No Pocket, você pode organizar sua coleção de artigos com tags e favoritos, e buscar por título ou URL para filtrar os artigos que quer ler primeiro. Se você não consegue pensar em uma forma de começar a leitura, prefira escolher um artigo aleatório a tentar ler tudo cronologicamente.

Busque ajuda e fique offline

Recomendamos a instalação do Pocket ou Instapaper em todos os seus dispositivos, para que você tenha a oportunidade de escolher artigos menores quando encontrar uns cinco ou dez minutinhos livres. No passado falamos do Short, um app projetado especificamente para ajudá-lo a encontrar os artigos mais curtos na sua conta do Pocket ou Instapaper.

lista-de-leitura-4

Tanto o Pocket quanto o Instapaper funcionam bem online, então vale a pena também reservar um tempo no seu dia (ou semana) para se desconectar um pouco e trabalhar metodicamente nos artigos que você separou – sem distrações, sem alertas, apenas você e a sua lista de leitura.

E não tenha medo de limpar totalmente a sua lista de tempos e tempos: selecione e apague todos os posts sem discriminação. Você corre o risco de perder alguns bons artigos que lá estavam, mas também limpa a lista e se prepara para o próximo pacote de links da web que você quer deixar guardados para depois.

[Imagem de topo cortesia de Kit8.net/Shutterstock.com]