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Como funciona o 1º pedágio sem cancela do Brasil na BR-101

O sistema de livre passagem começou a valer em 2 de janeiro em um trecho entre Ubatuba (SP) e Rio de Janeiro (RJ), e não exclui o modelo tradicional. Veja como ele funciona

Google Maps agora informa o preço dos pedágios nas estradas do Brasil

Imagem: WikimediaCommons/Reprodução

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito), divulgou em dezembro uma lei que regulamenta a cobrança de pedágio sem cancela. O sistema de livre passagem, sem pedágio físico, já começou a valer em 2 de janeiro deste ano.

O primeiro trecho rodoviário a receber o novo sistema foi a BR-101, entre as cidades de Ubatuba (SP) e Rio de Janeiro (RJ). A novidade está em fase de testes.

Como funciona?

Em vez das praças de pedágio e cancelas tradicionais, o novo sistema se baseia em emissores de radiofrequência posicionados ao longo da estrada. Esses pórticos – praças de pedágio virtuais – fazem a leitura de placas e tags de pagamento automático, o que permite calcular o valor a ser pago com base no trajeto do veículo.

Motoristas que não tem tag de pagamento automático em seus carros poderão continuar circulando normalmente, realizando o pagamento por PIX, WhatsApp/Chatbot, App ou portal web da concessionária. Como destacou o site Motor1, a diferença é que, em vez de pagar na hora, esses usuários terão até 15 dias para pagar as despesas — e, assim, evitar multas.

As rodovias com o sistema devem exibir placas informativas que expliquem sobre as formas de pagamento no trecho, custo, telefone e site para contato. Além disso, o cálculo do pedágio continua sendo o mesmo.

A expectativa é que a medida sirva para melhorar o fluxo nas vias, eliminando a necessidade de paradas e eventuais congestionamentos em dias mais movimentados.

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